UERR abre inscrições na especialização em Educação do Campo e suas metodologias

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A Universidade Estadual de Roraima recebe até o dia 30 de abril as inscrições dos interessados em cursar uma especialização em Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino. São oferecidas 50 vagas, sendo 46 destinadas a professores e/ou profissionais que atuam na Educação do Campo em assentamentos do Incra ou reconhecidos por este no estado de Roraima, distribuidas nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.

Os estudantes selecionados receberão bolsas de R$ 550 mensais durante a duração do curso, excetuando aqueles vinculados à UERR, Incra ou outro órgão de assistência. Os interessados devem procurar os campi da universidade estadual de acordo com a região: Boa Vista (para os candidatos de Iracema, Mucajaí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Alto Alegre e Amajari), Rorainópolis, Caracaraí e São João do Baliza (para os candidatos de Caroebe, São João do Baliza e São Luís do Anauá).

 

O curso tem duração de 24 meses e envolve ensino, pesquisa e extensão. Será realizado entre 27/05/2013 e 26/05/2015. Informações extras podem ser obtidas no edital, disponível no site www.uerr.edu.br, e na Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação da UERR, telefones 2121 0943 ou 2121 0944.

O curso foi aprovado pela Universidade Estadual de Roraima no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e inclui a realizaçaõ de projetos de pesquisa pelos participantes. Os recursos fazem parte do Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio do CNPq.

Conforme o reitor Hamilton Gondim, a iniciativa de levar cursos e implantar pesquisas nas regiões de assentamento faz parte da política de desenvolvimento do Governo de Roraima. “Capacitando os profissionais da educação das regiões do Interior poderemos dar um salto qualitativo no ensino fundamental. Estamos presentes nas terras indígenas da região Norte, levando ensino superior em quatro comunidades. Agora estaremos nas vicinais do Sul, onde há uma população ansiosa por este tipo de ação”, afirma.

 

O projeto de pesquisa aprovado no CNPq tem como título ‘Educação do campo e suas metodologias: histórico, forma, condições e o seu desenvolvimento nos assentamentos de Roraima’. Um dos objetivos, segundo o professor doutor Evandro Ghedim, coordenador geral dos trabalhos, é diagnosticar os problemas, os processos pedagógicos, as condições de trabalho e os métodos da educação aplicada nestas áreas. Além disso, pretende-se desenvolver metodologias de ensino que atendam às demandas específicas dos professores das escolas do campo.

O impacto desta pesquisa para a ciência em Roraima pode ser medida pelos seguintes números: os 50 cursistas serão divididos em três grupos, cada um abarcando uma região do Estado e produzindo, no final, 50 projetos de pesquisa e outros 50 de extensão. Na equação geométrica resultante da replicação dos conteúdos serão alcançados também outros 900 docentes que atuam nos assentamentos.

 

MOTIVAÇÃO – A equipe da Universidade Estadual de Roraima propôs a especialização ao CNPq para buscar superar o desafio dos problemas educacionais detectados pelo Incra na pesquisa de Avaliação da Qualidade dos Assentamentos, Produção e Renda, feita em 2010. Conforme o trabalho, a região Norte tem 390.752 famílias assentadas, com 14,7% de seus integrantes não alfabetizados e apenas 1% cursando ou tendo concluído o ensino superior. Além disso, 44, 89% possuem escolaridade da primeira até a quarta série e apenas 27,41% completaram o ensino fundamental.

Ascom:UERR/foto ilustrada