Teresa articula inclusão de Boa Vista na rota do turismo internacional

765

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita está trabalhando para que Boa Vista seja incluída na rota do turismo internacional. Nesta semana, ela participou de uma importante reunião em Brasília, com o presidente da Embratur, Flávio Dino para apresentar os potenciais turísticos de Roraima.

A proposta é aproveitar a estrutura de recepção da capital como base para o recebimento de turistas de todo o mundo que poderão conhecer as belezas naturais e atrativos culturais do Estado. Como uma das metas de sua atual gestão, a Prefeitura também está concluindo a elaboração do Plano Municipal de Turismo. O documento será norteador dos investimentos e ações realizadas pelo poder público com foco no desenvolvimento da atividade.

“Quem visita Roraima fica encantado com os potenciais naturais e culturais da nossa terra. Hoje, já contamos com uma boa estrutura de recepção ao turista e com grande atrativos como, por exemplo, a observação de pássaros e o turismo de aventura com destaque para a subida ao Monte Roraima. Pretendemos agora, potencializar essa atividade, divulgando para o mundo o que Roraima tem de especial”, afirmou a prefeita.

Teresa lembrou que o turismo é uma atividade que gera emprego e renda e contribui para a preservação da natureza além de valorizar as tradições culturais do Estado. “Diversas cidades do mundo têm no turismo a base de toda sua economia. E podemos desenvolver isso também em Roraima, beneficiando não apenas a capital, mas todo o Estado com a exploração dos nossos inúmeros atrativos turísticos”, explicou.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, avaliou como de grande potencial as belezas naturais do Estado, principalmente do Parque Nacional do Monte Roraima. “É importante que tracemos iniciativas em conjunto com Manaus e Amazonas, visando construir roteiros integrados para o estrangeiro que pretenda conhecer a Amazônia”, avaliou.

Outro atrativo apresentado durante a reunião foi o Boa Vista Junina, arraial tradicional criado na segunda gestão de Teresa, que movimenta a economia local e valoriza a cultura das quadrilhas juninas. O presidente da Embratur se comprometeu a organizar uma press trip para conhecer a atividade cultural e convidou a prefeita Teresa Surita para participar da reunião que será realizada na semana que vem, para tratar do plano de promoção internacional das festas juninas brasileiras.

“Visitamos a Embratur em um momento muito propício, que nos possibilitou a discussão de vários assuntos de interesse da nossa capital. Agora, vamos incluir o Boa Vista Junina neste plano nacional, apresentando para o mundo o trabalho desenvolvido pelos nossos grupos culturais e a tradição dessa festa em nossa capital”, disse Teresa.

Esporte – A estrutura esportiva da cidade também foi destaque no encontro. Teresa apresentou o material de divulgação para inclusão de Boa Vista como uma das sedes de treinamento para a Copa de 2014.

A distância entre Boa Vista e Manaus, cidade onde serão realizados quatro jogos da FIFA ano que vem, é de aproximadamente 800 quilômetros, o que corresponde a uma hora de vôo.

“Temos uma Vila Olímpica bem equipada e quadras esportivas em toda a cidade. Recentemente, recebemos a visita da equipe da Autoridade Pública Olímpica e além da Copa de 2014, trabalhamos com o objetivo de incluir nossa capital como um dos centros de treinamento para as Olimpíadas de 2016”, disse Teresa.

Secom:PMBV/foto: embratur