Terceira edição do MPF na Comunidade visita município de Uiramutã

849

uiramutaNa primeira semana de dezembro, servidores e membros do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR), além de parceiros convidados, desembarcam no município de Uiramutã/RR para a realização da terceira edição do projeto MPF na Comunidade.
O evento, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, na Escola Estadual Joaquim Nabuco, tem por objetivo aproximar a instituição dos cidadãos, com a realização de atividades voltadas à conscientização e à educação da sociedade, aproveitando para ouvir as demandas e necessidades de cada comunidade.

A iniciativa é voltada a toda a população de Uiramutã, às comunidades indígenas e às localidades vizinhas, que vão receber orientações sobre diversas áreas de atuação do MPF, como a luta em defesa dos direitos dos povos indígenas. A abertura está marcada para as 8h da próxima segunda-feira (2), na Escola Joaquim Nabuco.

A programação, além das atividades realizadas pelo MPF, conta com a oferta de serviço de corte e cabelo, oficina de artesanato com garrafas PET e palestra sobre saneamento básico, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RR), além da parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Defensoria Pública da União (DPU).

Primeiras edições do projeto – As primeiras edições do MPF na Comunidade aconteceram nos meses de março e agosto deste ano, nos municípios de Pacaraima e Bonfim.

O lançamento do projeto, em Pacaraima, contou com ativa participação de lideranças comunitárias e representantes dos conselhos de Saúde e de Educação do município. Na ocasião foram fiscalizados hospitais, postos de saúde e secretarias municipais. Após as denúncias da população foram instaurados procedimentos investigatórios para apurar possíveis ilegalidades no município.

Já na segunda edição, os atendimentos realizados em Bonfim resultaram em denúncias sobre tráfico de drogas, falta de atendimento devido a alunos com necessidades especiais, recebimento indevido de salário por servidores e descaso sobre a morte de animais silvestres na rodovia da cidade.

Em alguns casos foi instaurado procedimentos extrajudiciais e em outros, pedido para abertura de inquérito policial. Os órgãos competentes já foram notificados a respeito e o MPF aguarda resposta para adotar as medidas cabíveis.

Turminha do MPF nas escolas – Na abertura do Projeto MPF na Comunidade será apresentado, aos alunos e professores da Escola Joaquim Nabuco, outro projeto desenvolvido pelo Ministério Público Federal: a Turminha do MPF.

O objetivo da Turminha é ensinar de forma lúdica e divertida aos jovens estudantes temas como direitos da criança e do adolescente, meio ambiente, acessibilidade e ética, cidadania e também o combate à corrupção, além de outros assuntos e disciplinas, que podem ser desenvolvidos dentro do planejamento pedagógico da escola.