Sistema Fecomércio leva aula-show, exposição e música para o Festival Fartura

140

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, participa nos dias 23 e 24 de novembro, do Festival Fartura, evento de Gastronomia que tem o objetivo de pesquisar, fomentar e divulgar a culinária brasileira, incentivando a cadeia produtiva e enaltecendo a diversidade de influências presentes nas receitas do País. Em Fortaleza, o evento acontece na Praça das Flores e traz chefs renomados e uma programação que conta também com cultura e música.

O Senac leva toda sua bagagem educacional na área da Gastronomia com aulas-show de instrutores do segmento, sendo um momento enriquecedor para os instrutores e público. Segundo a consultora de produtos educacionais na área de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos, o Fartura, pela sua essência, é um evento de grande importância para as práticas gastronômicas porque desde o princípio teve como proposta a valorização da gastronomia.

“O Festival se propôs a diminuir o circuito entre produtor e restaurante, ao mesmo tempo em que também usa esse espaço para fomentar chefes locais junto com chefes de fora, sendo, então, um grande hub. Por isso, a participação do Senac nesse Festival é tão importante”, destaca Vanessa, lembrando que em outubro a Instituição teve a oportunidade de representar o Ceará e o Brasil na edição Fartura de Portugal, o festival Heróis do Mar.

Em Fortaleza, os instrutores do Senac vão reproduzir na Praça das Flores receitas herdadas dos portugueses. Robério Marques vai apresentar ao público a receita de favada, torresmo pururuca e azeite de pimenta de cheiro tostada picante. Matheus Vieira entrega aos participantes uma aula sobre arroz de polvo com emulsão de coentro e picles de maxixe. Já Marília Bayma leva ao Festival a receita de toucinho do céu, e Letícia Sousa vai ensinar como faz um coquetel de frutas amarelas: manga, maracujá, cajá e lascas de coco.

Vanessa explica que tem muitos exemplos de elaborações e preparações de receitas herdadas de Portugal e que adaptamos para a nossa culinária. “Esse momento do Fartura em Fortaleza vai ser muito oportuno para gente poder mostrar essas convergências e a influência da culinária de Portugal para a nossa culinária”, pontua.

Por meio do Sesc, o público vai poder aproveitar apresentações musicais e recreação infantil, além da venda de artesanatos que fazem parte da loja de produtos artesanais do Sesc. A gerente de Turismo do Sesc, Carla Loureiro, explica que serão disponibilizadas peças em madeira, palha e barro que foram confeccionadas por mestres da cultura. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato e fomentar a economia desse setor”, pontua.

No sábado, 23, a partir das 15h, a banda Dona Zefinha apresenta o show Valise: a estória do meu nome. Também no mesmo horário, a criança vai se divertir com o grupo Desequilibradoz com a intervenção de palhaçaria. Já no domingo, 24, a partir das 14h30, a cantora Micaela Gomes leva ao público o show Mikareta.

Serviço

Sesc e Senac no Festival Fartura

Data: 23 e 24 de novembro

Local: Praça das Flores

 Programação:

Sábado, 23

12h30 – Aula-show com Robério Marques

15h – Dona Zefinha – Valise: a estória do meu nome

15h– Grupo Desequilibradoz – Intervenção de Palhaçaria

20h30 – Aula-show com Matheus Vieira

Domingo, 24

11h30 – Aula-show com Marília Bayma

14h30 – Micaela Gomes – Mikareta

15h30 – Aula-show com Letícia Sousa.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom