Semana do Bebê: Governo de Várzea Alegre faz entrega do Kit do Bebê

91

Várzea Alegre deu início neste domingo, 19 de setembro a 9ª edição da Semana do Bebê. Instituída pela Lei 928 de 15 de outubro de 2015, a semana é voltada para a primeira infância- do nascimento aos 6 primeiros anos de vida.

A programação é realizada pelo Governo Municipal, envolvendo de forma direta, as secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho.

Nesta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, houve a entrega do Kit do Bebê, à família da primeira criança nascida no dia 19 de setembro, abertura da campanha, no Hospital São Raimundo Nonato, neste município. Estiveram presentes Francisco Costa de Alencar – Articulador do Selo UNICEF, Ivo Leal – secretário de Saúde, Syene Cavalcante – secretária de Assistência Social, Ronaldo Mendes – do setor administrativo do Hospital São Raimundo e Ana Raquel Frutuoso – responsável Técnica da Enfermagem.

Foi beneficiada com o kit, Vanúbia Ferreira, que deu à luz à Maria Alice. O kit é composto de: 1 banheira; 1 Mijão; 1 meia; 1 touca; 1 kit camiseta; 1 pct de frauda; 1 toalha; 1 cueiro; 1 manta; 1 roupinha; 2 pct de frauda descartável; Shampoo, condicionador, pomada, perfume, sabonete e lenço umedecido.

Ainda nesta segunda-feira, na programação consta uma live, que será transmitida pela página do governo no Facebook (@governodevarzeaalegre), a partir das 19h, com o tema: contribuições das brincadeiras e contação de histórias para o desenvolvimento saudável das Crianças. A live será transmitida a partir de CEI – Centro de Educação Infantil Tia Luizinha.

Ivo Leal – secretário municipal de Saúde, explicou que todas as secretarias do governo atuam nessa semana para reforçar as ações voltadas à primeira infância, de forma individual ou intersetorial.

Ele destacou que assuntos como aleitamento materno exclusivo, higiene e saúde bucal, vacinação de rotina, ludicidade, palestras entre outras com foco nessas ações que garantam às famílias consciência sobre cuidados com as crianças, especialmente na primeira infância, são destaques na Semana do Bebê.

Programação da Semana do Bebê:

Domingo dia 19/09

Abertura da programação: Divulgação da agenda da 9ª Semana do Bebê.

Segunda dia 20/09

Entrega do Kit Bebê a primeira criança que nascer no dia 19/09 no Hospital são Raimundo Nonato. Live: Contribuições das brincadeiras e cotação das histórias para o desenvolvimento saudável das crianças (CEI às 19h)

Terça dia 21/09

Palestra: Síndrome respiratória em bebês.

Palestrantes: Enfermeiras Edna Frutuoso, Lívia Rodrigues e Daniela Bitu (CAIS às 18h)

Quarta dia 22/09

Roda de conversa para as famílias sobre o desenvolvimento da criança em tempos de pandemia.

Creche Dona Fransquinha às 16h

Quinta dia 23/09

Transtorno do Aspecto Autista (TEA) para primeira infância (Palestrante: Dr. Menezes)

Local – CSU as 8h

Sexta dia 24/09

O corpo em movimento e suas contribuições para saúde para criança.

Local: Creche Antônio Celeste às 7h30 (Secretaria de Educação).

Cuidados na primeira Infância de 0 à 6 meses (Dra. Larissa Morais)

Local: PSF – Praça Santo Antônio (Secretaria de Saúde)

Cuidados com a higiene bucal do bebê (Dr. Kaique)

Sábado dia 25/09

Vídeo – Com as Assistente Sociais Graciola Elana e Mykaelle Cavalcante falando sobre o Benefício de Prestação continuada (BPC) para a primeira infância. (Secretaria de Assistência Social).

Autor:  Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira