Selo Unicef Caucaia: Adolescentes lotam Polo Camurupim em piquenique com debate sobre desafios

613

Alegria, envolvimento e satisfação marcaram o primeiro piquenique educativo da Prefeitura para os membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) de Caucaia. Promovido pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef nesta terça-feira (23/7), no Polo Camurupim, a iniciativa foi uma oportunidade de os jovens debaterem os oito desafios para o município conquistar a certificação internacional.

“O Selo é fundamental porque certificará Caucaia como cidade que trabalha com políticas públicas para crianças e adolescentes de forma concreta e correta. Já tivemos um avanço muito grande com ações que antes não existiam, como a busca ativa escolar, o esporte inclusivo, a assistência social na primeira infância…”, lista a articuladora do Selo no município, Telma Diógenes.

Durante a programação, 70 adolescentes de todos os sete Nucas de Caucaia apreciaram as atividades com alimentação saudável, música e esportes. “Esse encontrão está sendo marcado pelo contato e conhecimento, com a troca de saberes sobre os desafios e nivelamento das ações que o município vem desenvolvendo”, detalhou o mobilizador Anízio Silva.

“Nunca vi esse tipo de mobilização nas gestões anteriores para garantir direitos dos adolescentes. Me sinto muito realizada em poder fazer parte disso. E vejo muitos jovens motivados em participar também”, avaliou a estudante Sirlânia Moreira, representante dos adolescentes dos Nucas.

Caucaia é o município cearense com a maior quantidade de Nucas. São sete, que somam mais de 150 jovens credenciados e dois espaços dedicados às causas indígena e quilombola.

Os Nucas são uma das 87 ações que compõem o Xodó, programa interdisciplinar executado pela Prefeitura para Caucaia ganhar novamente o Selo Unicef. Há pelos menos oito anos o município não recebe a certificação.

DESAFIO 1
Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo

DESAFIO 2
Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade

DESAFIO 3
Conhecer e divulgar a lei de aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola

DESAFIO 4
Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet

DESAFIO 5
Promover a educação para a cidadania democrática

DESAFIO 6
Promover a inclusão escolar e a troca de saberes

DESAFIO 7
Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva

DESAFIO 8
Promover práticas de enfrentamento ao racismo

Autor: Da redação com ascom/Foto:ascom