27.3 C
Fortaleza
terça-feira - 07 julho 2026
Início CIDADE Sejuc diz que Vara de Execução Penal decidirá penalidades para presos que...

Sejuc diz que Vara de Execução Penal decidirá penalidades para presos que não retornaram

presos que não retornaramA Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) disse que a Vara de Execução Penal é quem vai decidir as penalidades que serão aplicadas aos três presos que descumpriram o prazo de retornar para a Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo) beneficiados com a saída temporária.
Do total de 238 presos que foram autorizados pela Justiça para passar seis dias em casa desde o Natal, apenas três deles até ontem à noite ainda não havia se apresentado a Unidade. Os presidiários que conseguiram o benefício da saída temporária tinham que se apresentar no último dia 31 de dezembro.

Até o final do dia 31, quatro não tinham retornado. Um deles, que era da Casa do Albergado, se apresentou ontem pela manhã.

SAÍDA NO NATAL
O benefício da saída temporária, previsto na Lei de Execução Penal (LEP), é restrito ao apenado do regime semiaberto e aberto que tenham, além de boa conduta carcerária, cumprido, pelo menos, um sexto da pena.

A Justiça autorizou em 2013 a saída de 260 presos, no entanto, por motivos relacionados à conduta prisional, 22 foram impedidos de gozar do beneficio. No ano passado, seis detentos não retornaram imediatamente às respectivas unidades prisionais, sendo cinco da Penitenciária Agrícola e um da Cadeia Pública de Boa Vista.

Caso o preso não retorne no período estipulado, ele é automaticamente considerado foragido do sistema prisional e passa a ser procurado pela Divisão de Capturas (Dicap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).