Secretaria de Saúde de Várzea Alegre: Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria poderá atender pacientes a partir de segunda

69

Nesta manhã e tarde de quinta-feira, 16 de julho de 2020, houve reunião da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre com as equipes de trabalho que atuarão na Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria.

Participaram da reunião o prefeito Zé Helder e o secretário de Saúde, Ivo Leal.

De acordo com Leal, o Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização – IE, de Fortaleza, responsável pela administração da unidade de saúde, após a seleção do pessoal, dá o pontapé inicial aos trabalhos promovendo reuniões de preparação dessas equipes para receber os pacientes que se enquadrem nos critérios estabelecidos e tenha perfil para ir para essa unidade de referência.

O secretário disse que a partir de segunda-feira, 20, a unidade Santa Maria estará apta para receber pacientes da Covid-19. “Lembrando que todos os pacientes que irão para a Santa Maria são pacientes já confirmados de coronavírus, esses pacientes que não têm condições de se isolar dentro do seu próprio domicílio. Eles terão a oportunidade de serem acompanhados, monitorados por equipes de saúde até o final do tratamento e fazer um retorno para as suas residências de forma tranquila e segura, não correndo o risco de contaminar com o vírus o restante dos membros da família”, disse.

O prefeito Zé Helder destacou a importância de receber os profissionais que começam a trabalhar na unidade Santa Maria, passando inicialmente por treinamentos e capacitação, para garantir aos pacientes um atendimento humanizado.

Ele pontuou que a Santa Maria permitirá maior controle sobre pacientes e preservação da saúde de seus familiares, garantindo ao paciente o isolamento adequado para que quando saírem da unidade estejam recuperados da doença.

Inicialmente a capacidade de atendimento é para dez pacientes podendo essa capacidade ser ampliada dependo da demanda.

No dia 18 de março, o prefeito Zé Helder, esteve no Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio. O objetivo era viabilizar naquele local o atendimento de pacientes da Covid-19, transformando o antigo hospital numa unidade de referência para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os trabalhos de recuperação do prédio foram iniciados após reunião de representantes do Governo Municipal com integrantes da Associação Beneficente Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Nesta segunda-feira, 13 de julho de 2019, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria foi inaugurada com transmissão ao vivo pela internet.

Autor:  Da redação com ascom Foto: Divulgação