27.3 C
Fortaleza
quarta-feira - 08 julho 2026
Início CIDADE Receita paga 5º lote de restituições do Imposto de Renda

Receita paga 5º lote de restituições do Imposto de Renda

Também foram contempladas restituições que estavam retidas de 2008 a 2014

A Receita Federal paga nesta quinta-feira as restituições incluídas no quinto lote do Imposto de Renda de 2015, referente ao ano calendário 2014. Ao todo, será pago R$ 1,4 bilhão a 1,233 milhão de contribuintes.

O lote também contempla restituições dos exercícios de 2008 a 2014. Quem tem restituições referentes à declaração entregue este ano teve o valor corrigido em 6,46%, equivalentes à taxa Selic acumulada de maio a outubro.

Quem ainda não conferiu se teve a restituição liberada pode acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone (telefone 146). Caso esteja entre os beneficiados e o valor não for creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Para quem não foi incluído, na página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há problemas com a declaração. Neste caso, o contribuinte pode avaliar possíveis erros e fazer a autorregularização, enviando declaração retificadora. É possível, ainda, usar aplicativo para tablets e smartphones para consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

Autor: O Globo/Foto: divulgação