Receita Federal em RR abre consulta ao 4º lote de restituição do IRPF 2015

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Consulta está disponível na terça (8); 4.931 contribuintes devem receber. Órgão federal diz que lote contempla também restituições de 2008 a 2014.

A partir das 9h desta terça-feira (8) estará disponível a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2015, conforme informações da Receita Federal em Roraima. Este lote multiexercício contempla 4.931 contribuintes em todo o estado, além de restituições dos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário será realizado no dia 15 de setembro.

O contribuinte que aguarda a restituição deve acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146 para saber se teve a declaração liberada. De acordo com o delegado da Receita Federal em Boa vista Omar Rubim, na consulta à página da Receita, serviço e-CAC é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

“Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora”, disse.

A consulta ao 4º lote pode ser feita ainda por meio do aplicativo da Receita para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. A ferramenta possibilita também consulta direta às bases da Receita Federal, bem como informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o ‘Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição’, ou diretamente no e-CAC, no serviço ‘Extrato do Processamento da DIRPF’.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Autor: Do G1 RR/Foto: Magda Oliveira/G1