Desfile Cívico de Iguatu é marcado por criatividade e talento de alunos e professores

3186
?

As Bandas fanfarras de Iguatu emocionaram a todos os presentes, arrancando aplausos entusiasmados.

fanra

Com o tema ‘“Educação para Uma Cultura de Paz”, o desfile cívico de 7 de setembro, começou as 18h e aconteceu na rua 27 de Novembro, bairro Santo Antônio, foi promovido pela prefeitura municipal de Iguatu, marcado pelo bonito colorido apresentado pelas diversas alas das escolas municipais, bem como os desfiles das corporações militares, de membros de instituições e entidades representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, exemplo a Ordem DeMolay.

 

demolay

 

O Exercito Brasileiro também participou, assim como o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar que fizeram apresentações de seus carros e motos usados nas ocorrências.

?

Para o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara (PRB) o desfile de comemoração do 7 de setembro em homenagem a Independência do Brasil mostra a força dos brasileiros em lutar sempre por um Brasil mais honesto, compromissado com o desenvolvimento de seu povo,mais fraterno e conciliador entre as instituições.

Foi observado a vontade e a determinação de cada escola de participar do desfile cívico de 7 de setembro. A beleza do desfile mesmo com pouco recurso é fruto, da criatividade e do talento dos alunos, professores e diretores.

Iguatuenses prestigiam

20150907_182946

A reação extremamente positiva e emocionada das pessoas nas ruas prestigiando o desfile cívico 7 de setembro, a dona casa Ana Gonçalves, 38 anos, contou que todo ano prestigia o desfile e leva os filhos para vivenciarem o momento patriótico da data, “ O desfile deste ano foi ótimo gostei de tudo, e o que me chamou atenção foi a simulação da abordagem da policia militar numa perseguição a um bandido, cenas fortes mais corriqueira no dia a dia” disse.

joao

O pequeno João Gabriel, 7 anos, acompanhado dos seus pais era só alegria, e quando perguntado o que ele mais gostou relata: “Gostei de tudo, dos carros dos Bombeiros, também gostei do saci” se referindo uma ala de literatura infantil do C.E.I. Padre Januário Campos.

O aposentado, Adriano Gomes, de 68 anos, trouxe toda família pela primeira vez para vê o desfile. Para ele, é necessário que as crianças entendam a importância da data e irá tornar esse momento tradição.

O pedreiro Antônio da Silva, de 26 anos, disse que se surpreendeu com o desfile. “De todos os desfiles que já vi, este foi o melhor” elogiou.

As crianças, Fabio Ferreira, Patrícia e Maria Eduarda se encantaram pela beleza do desfile. “Gosto de vir para ver o desfile do Exercito e as escolas”

Temas

meio ambiente

O desfile arrancou aplausos dos presentes a cada escola que desfilava na avenida exibindo cartazes, faixas com frases de entusiasmo, teatro e danças com temáticas como: Intolerância religiosa, homofobia, racismo, meio ambiente, trabalho infantil e violência. Abordando também a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, a literatura infantil, esporte, a valorização da cultura e a importância da reciclagem.

O mau cheiro do esgoto

mal cheiro1

O mau cheiro das galerias do esgoto também foi marcado no desfile, as famílias não aguentava o forte odor que exalava das galerias, que também incomodou os participantes do desfile, era visível o gesto de nojo quando as alas passavam nas proximidades dos bueiros de esgoto.

Presenças

Deputado Agenor Neto recebe comenda do Prefeito
Deputado Agenor Neto recebe comenda do Prefeito

No palanque das autoridades se encontrava o prefeito municipal de Iguatu, Aderilo Alcântara, primeira dama do município de Iguatu, Michelly Brasil, o bispo de Iguatu, Dom Edson Castro, o deputado estadual Agenor Neto, vereadores de situação, secretários, lideranças políticas, comandante do 10ºBPM de Iguatu, Capitão Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Major Nijair entre outras autoridades.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro