RBPC participou do II Encontro Nacional dos Usuários do SUAS, em Brasília.

680

A discussão sobre as políticas públicas sempre será necessária para que a população possa ter seus direitos garantidos.

O II Encontro Nacional dos Usuários do SUAS, aconteceu entre os dias 11 a 13 de novembro em Brasília e reuniu representantes de povos indígenas, ciganos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, mães que integram o Programa Bolsa Família, idosos, pescadores, povos de matriz africana, migrantes e LGBTQIAPN+ para apresentar pautas e discuti-las especialmente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A abertura do evento contou com a presença de secretários do MDS, que defenderam a participação e o controle da sociedade na reconstrução do SUAS. Segundo os usuários, o Sistema passou por um período de abandono por parte de governos anteriores.

“Estamos de volta à democracia e precisamos fazer valer nossos direitos de controle e participação social”, defendeu Aldenora González, secretária executiva do Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS).

A reconstrução de um país, a reconstrução de políticas públicas, passa sim pelos programas, projetos, serviços, benefícios, mas passa também pelo fortalecimento da cidadania e pelas capacidades de auto-organização da sociedade brasileira” André Quintão, secretário nacional de Assistência Social do MDS.

De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro “O II encontro foi um sucesso e espaço de diálogo, para que possamos buscar melhorar a qualidade de vida dos usuários, bem como a base dos nossos trabalhadores” destacou.

Cultura

A RBPC apresentou a dança flamenco Gipsy, com a cigana Kassandra, além do artesanato para a alegria dos ´participantes que puderam apreciar e comprar várias lembranças.

A comitiva

O estado do Ceará marcou presença com nove participantes entre usuários do Suas e entidade organizada, onde entregaram doze propostas para o Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social e no final do evento com todos os participantes do II encontro foi entregue para gestão pública uma Carta dos Usuários, com a conclusão dos debates sobre o SUAS.  No Ceará nós temos duas organizações no Fórum Nacional de Usuários, na coordenação do Fórum Nacional de Usuários, o FEUSUA, que está na coordenação. “Nós conseguimos apresentar nossas demandas e vamos sair daqui com a certeza de que teremos avanços. O importante é trocarmos experiências e nos fortalecermos uns com os outros e percebermos que não estamos sós” disseram a comitiva.

Composição

A coordenação o titular, Cosme Damião e tem dois coordenadores adjuntos, que o primeiro coordenador adjunto é o Ramon Por Rua Cardoso, e o segundo coordenador adjunto é o José Francisco. A Rede Brasileira dos Povos Cigano-RBPC, está no Fórum Nacional como entidade de representação de segmentos.

Nordeste

A região nordeste elegeu como coordenador executivo do FNUSUAS, Jairo Dias, a coordenadora adjunta Luci.

Criação do Fórum

A comitiva do Ceará ressaltou a importância do evento e da criação do Fórum para que sejam oferecidas melhores condições de trabalho aos profissionais do SUAS e, consequentemente, melhorias no atendimento à população. A assistência social é executada pelos municípios, que sentem as demandas. O Fórum servirá para discutir e mobilizar essas questões para que a população seja atendida de forma exemplar.

Autor/Fotos: Ascom RBPC e Comitiva