A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lança, nesta sexta-feira (24), a partir das 16h, em Belo Horizonte (MG), nove editais de abrangência nacional para as áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. No total, serão investidos R$ 26,5 milhões no fomento a 354 projetos. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo site e pelas redes sociais do MinC.
Entre os nove editais estão as novas edições das três principais premiações da instituição: prêmios Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, de Dança Klauss Vianna e de Teatro Myriam Muniz. Juntos, os três prêmios selecionarão 235 projetos, com objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos, além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.
Serão lançados, ainda, os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Marc Ferrez de Fotografia, de Arte Contemporânea e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª Edição. Na área musical, serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular. Os editais terão datas de inscrições diferentes e serão divulgadas no evento de lançamento.
Estarão presentes ao lançamento dos editais o ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Leonardo Lessa, o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Lacerda, e a diretora substituta do Centro das Artes Visuais, Andrea Paes.
Roda de conversa
Durante o evento, será realizada roda de conversa com presença do ministro Juca Ferreira, de Francisco Bosco e de diretores e coordenadores da Funarte. O objetivo é prestar informações e tirar dúvidas dos participantes sobre os nove editais a serem lançados.
O encerramento da cerimônia contará com a apresentação de dança “Retina”, do Camaleão Grupo de Dança, que abre a ocupação do Galpão 3 da Funarte-MG. Com trilha sonora composta por canções de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, o espetáculo retrata o excesso de informações da sociedade contemporânea e parte de questões sobre a capacidade humana de reter informações visuais. A entrada da apresentação será gratuita.
Serviço:
Lançamento dos editais da Funarte
Data: 24/7
Horário: 16h
Local: Funarte Minas Gerais – Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte (MG)
Autor/Foto: ASCOM MinC