Quase 15 mil alunos de Caucaia participam da Semana da Saúde do Adolescente

84

Alunos de 22 escolas municipais de Caucaia participam até a próxima sexta-feira (21/2) da Semana da Saúde do Adolescente. Os trabalhos são desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) e de Desenvolvimento Social (SDS).

Conforme a gestão do PSE, 14.700 estudantes serão envolvidos nas atividades – que já passaram pela escola Maria Inocência de Araújo, no Novo Pabussu, Colégio Raimundo Jerônimo, no Araturi, e no Educandário São Francisco, no Parque Guadalajara.

Na Escola Maria Inocência, alunos assistiram a palestras sobre saúde mental e receberam as cartilhas “Alegria de Viver”, material educativo de combate à automutilação e de prevenção ao suicídio.

As ações são promovidas pelas equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), composta por enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educador físico.

A programação foi preparada pelos profissionais da saúde e das demais secretarias a partir de temas identificados como relevantes a serem abordados dentro do ambiente escolar. Entre eles, sexualidade e prevenção de gravidez na adolescência, alimentação saudável e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“Também são realizadas avaliação do cartão de vacina dos adolescentes, avaliação antropométrica, atividade física, palestras educativas, dinâmicas e exibição de filmes”, conta a coordenadora do PSE, odontóloga Juliana Barcelos.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom