Programa Com.dominioDigital, uma trajetória de sucesso e comprometimento com os jovens

1272

Em clima de sucesso e despedida, aconteceu a formatura de 25 jovens da última turma do Programa Com.Domínio Digital em Iguatu.

A formatura é uma celebração do sucesso de um trabalho de formação em parceria com as famílias e das conquistas dos alunos.

Na noite desta quarta-feira (20) aconteceu a 10ª Formatura do Programa Com.Domínio Digital, no auditório da Crede 16ª,  o cerimonial da formatura foi conduzido pelos alunos Josiliane Pâmela e Luciano José, que emocionados falaram da alegria em realizar a formatura.  “É por isso que, neste dia, deixaremos uma lágrima escorrer em nosso rosto. Mas, mesmo emocionados, ficaremos felizes pelo dever cumprido e pela certeza de que formamos bases sólidas para um futuro promissor” disseram.

Lembranças e emoções ganharam formas e sons nas palavras discursadas, nos sorrisos largos, no orgulho dos momentos compartilhados e nas peculiaridades de cada aluno e dos educadores que escreveram um pouco dessa história.

projeto-com-5

Um misto de saudades dos 10 anos vividos do Programa Com.Domínio Digital  e a realização de concluir com sucesso mais um ciclo da vida preenchiam os corações e os semblantes de cada um dos formandos, familiares e colaboradores. As inspirações profundas enchiam os pulmões de ar e alegria enquanto a felicidade escorria no rosto.

Se a intensidade dos sentimentos já coloria o belo cenário da solenidade de formatura, as homenagens fizeram com que se aflorassem ainda mais. Alunos, professores, coordenadores, diretores, funcionários e pais. Todos foram lembrados e tiveram seus papéis reconhecidos nessa grande jornada da vida dos formandos.

 Algumas falas

“Lamento que um projeto como este tão importante para os jovens, esteja sendo finalizado, que pena” disse a prefeita Fátima Gomes.

“Eu desafio diante de tanta crise econômica, política e desemprego, qual a instituição em Iguatu que coloca tanta gente em emprego formal, graças a Deus, A Escola Estadual Adauto Bezerra fez isso. Acabar com o Programa Com.Dominio Digital, não foi uma boa ideia, pra quem teve essa ideia, “Perdoai senhor, mais eles  não sabem o que dizer” destacou o diretor da escola Delson Vieira.

projeto-com-4

“Uma rica oportunidade de preparar o jovem inexperiente para vivências cotidianas que são de grande relevância e o diferencial na conquista da vaga de emprego. Mais infelizmente esta sendo interrompido, que possamos reverter essa situação” destacou a Psicóloga Renata Célia.

“Pois é! É uma pena! Projeto dessa natureza era pra multiplicar e não se extinguir! Definiu a vereadora Cida Albuquerque.

Fala do orador da turma 2016: “Não vamos ser mais um, seremos o diferencial” disse Tiago Pereira Leite.

“Que os formandos de 2016 levem para a vida adulta as experiências, as amizades e os conhecimentos adquiridos através do Programa  Com.Domínio Digital e da Escola Estadual Adauto Bezerra, e continuem sua trajetória de sucesso numa universidade e no mercado de trabalho” Rogério Ribeiro, Jornalista.

adelsom-e-rocha

“A escola estadual Adauto Bezerra é comprometida com uma educação progressista, aliando educação e cidadania. Porém é com muita tristeza que recebemos a noticia do interrompido do projeto”, disse o coordenador da escola, Professor Rocha.

“Hoje o mercado de trabalho é uma guerra o que falta no país e pessoas educadas e cordiais” disse o empresário Leandro.

Para o empresário e colaborador do projeto, Murilo Braga definiu “Realizarão novos sonhos e colherão os frutos de todo o esforço que tiveram juntos” definiu Murilo.

“Nós da Crede 16ª de Iguatu, lamentamos profundamente o encerramento deste Programa Com.Domínio Digital, realmente agrega e traz o valor a vida” disse Mônica Maria, representante da CREDE 16ª.

“A gente não vê isso como um ponto final, mais como uma pausa” definiu o coordenador pedagógico do Instituto Aliança, Maxmiler Loyola.

educadoras-2

“Sabemos que os laços de amizade e afeto que construímos são muito fortes, para toda a vida” disse Neriene Mendonça

“Não deixo de agradecer pelos momentos vividos juntos e parabenizar todos pela conquista” pontuou Eliane Carvalho

“Estamos aproveitando cada instante que estamos juntos para despedir e seguir em uma nova etapa de vossas vidas”, disse Kátia Macedo.

 Comendas

renata-ecida

Na ocasião vários parceiros receberam uma comenda de agradecimento pelo comprometimento, dedicação e empenho na sua parceria com o Programa COM.DOMÍNIO DIGITAL ao longo desses anos.

Na ocasião a Psicóloga, Renata Célia Sampaio Oliveira Valente, recebeu o titulo de cidadã iguatuense, de autor do vereador Rubenildo Cadeira, de acordo com o Decreto Legislativo nº 014/2016, de 13 de abril de 2016, o titulo foi entregue pela vereadora Cida Albuquerque.

O projeto

Pela segunda vez consecutiva o Programa Com.Dominio Digital Iguatu é destaque.

O Projeto Com. Domínio Digital é uma formação de jovens protagonistas para o mercado de trabalho. O mesmo funciona no núcleo da EEM Governador Adauto Bezerra, sob a direção de Delson Vieira da Silva, sendo distribuídas as turmas nos horários manhã e noite, atendendo a 100 jovens.

alunos-digital

No Projeto são trabalhadas três áreas: DPS: Desenvolvimento Pessoal e Social; TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação; CRT: Contexto das Relações de Trabalho. Ao final da formação o jovem é certificado com 500h/a.

O Projeto Com. Domínio Digital foi desenvolvido pela primeira vez em 2005 como um projeto piloto em Iguatu e a experiência exitosa fez como que em 2008 retomasse e esse ano completa 10 anos de projeto. É desenvolvido com a metodologia do Instituto Aliança que tem as parcerias da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na cidade de Iguatu, conta com os parceiros CREDE 16 e EEM Governador Adauto Bezerra.

Presença

projeto-com-digital

Na ocasião estiveram presentes na solenidade, o diretor da Escola Estadual Adauto Bezerra, Delson Vieira da Silva, o coordenador escolar da EEM Governador Adauto Bezerra, Francisco Antônio Rocha, a prefeita reeleita de Quixelô, Fátima Gomes, o coordenador pedagógico do Instituto Aliança, Maxmiler Loyola, representando o prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor e a Câmara municipal de vereadores, a vereadora Cida Albuquerque, representando a deputada estadual Mirian Sobreira, a assessora Marilene Gonçalves, o empresário iguatuense, Adriel Mourão Leandro, a orientadora da 16ª CREDE de Iguatu, Mônica Maria Silva Souza, diretor da FECLI-UECE, Gladston da Costa Leite, jornalista e publicitário, Rogério Ribeiro, gerente do SINE, Ligia Maria Bandeira, gerente do expresso Guanabara Iguatu, Everton Cavalcante, sub-gerente da expresso Guanabara Iguatu, Suderlan da Silva Pinheiro, o empresário e colaborador do programa, Murilo Braga, da psicóloga Renata Célia, as educadoras do Projeto Com. Domínio Digital Kátia Macedo, Neriene Mendonça e Eliane carvalho  e representantes dos jovens da turma de 2016.

Autor/Foto: Rogério Ribeiro

 

 

Autor/Foto: Rogério Ribeiro