Prefeituras de Caucaia e Fortaleza vão a campo para alinhar ações que serão realizadas em parceria

84

Secretarias e órgãos municipais dos dois municípios estiverem na área limítrofe nesta quarta (12/02) para identificar as prioridades.

A Prefeitura de Caucaia e a Prefeitura de Fortaleza se reuniram, nesta quarta-feira (12/02), às margens do Canal São Miguel, para identificação in loco de problemas, definição de estratégias e alinhamentos necessários para ações que irão desenvolver em parceria em áreas limítrofes. A Defesa Civil dos dois municípios acompanhou a agenda.

A escolha do local foi estratégica, uma vez que um braço do canal vai para o Rio Ceará e outro vai para o Rio Maranguapinho. Durante o período de chuvas, alagamentos são recorrentes e geram problemas em bairros como o São Miguel e o Parque das Nações. “Teremos o suporte de um drone ainda hoje para uma visão mais abrangente do território.

Com isso, vamos observar qual o maquinário necessário para essa ação e quais serão os próximos passos. Ter o município vizinho participando desse diagnóstico e não medindo esforços para contribuir já é uma grande conquista”, destacou Alberto Rocha, titular da secretaria de Patrimônio e Transporte de Caucaia.

O secretário Francisco José de Abreu Machado, da pasta de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, celebrou a disponibilidade dos dois prefeitos de buscarem soluções conjuntas para os problemas. “Se for preciso, vamos acionar outras secretarias para montar uma grande força-tarefa de ação. Chamar a Infraestrutura para ver o que podem indicar em termos de obra, por exemplo. De fato, somar forças para executar um trabalho bem feito”, pontuou.

Também participaram da agenda o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e a secretaria Municipal de Segurança Pública de Caucaia.

SINALIZAÇÃO DE PARCERIA

No final de janeiro, os prefeitos Naumi Amorim (Caucaia) e Evandro Leitão (Fortaleza) se reuniram no Paço Municipal da Capital para a sinalização da parceria de ações entre os dois municípios. Na ocasião, Naumi destacou que uma das marcas de sua gestão será o diálogo com outros poderes, gestores e instâncias, e que a parceria com o município só tende a beneficiar caucaienses e fortalezenses.

SERVIÇO

A Defesa Civil de Caucaia está monitorando áreas de risco no município com o objetivo de prevenir e/ou reduzir os riscos de desastre em decorrência da quadra chuvosa. O órgão disponibiliza WhatsApp ( 85 9753 8942) e e-mail (defesacivil@caucaia.ce.gov.br) para que a população entre em contato.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom