A Prefeitura de Boa Vista realiza nesta quarta-feira (30), às 14h30, a 1a Reunião do Comitê do Crack é Possível Vencer. A prefeita Teresa Surita aderiu este ano ao programa, que em Boa Vista terá o foco humano, social e de acolhimento. A reunião acontecerá no auditório do Palácio 9 de Julho, na rua General Penha Brasil, 1011, São Francisco, e terá a presença da Técnica do Ministério da Saúde, Pollyanna Fausta Pimentel Medeiros.
“A minha prioridade é cuidar das pessoas e envolver principalmente a família. É preciso ainda que a rede de atendimento funcione de forma humanizada”, afirmou a prefeita Teresa Surita, que em todos os seus mandatos foi destaque no combate às drogas e à violência. Na última gestão como deputada Federal, Teresa também foi coordenadora na região Norte da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGA).
A prefeita afirmou ainda que trabalhará para que a prevenção seja fortalecida nos programas sociais. Como exemplo, ela citou o Crescer, que na sua última gestão reduziu em 72% a violência juvenil. “Tenho uma preocupação muito grande com o combate às drogas, principalmente o crack. Por isso, iniciei essa minha gestão com o resgate dos programas sociais, para prevenir que crianças e jovens sejam expostos ao vício. O Crescer também será reimplantado e vamos criar novos programas”, afirmou a prefeita Teresa Surita.
O Comitê Municipal do Programa Crack é Possível Vencer é formado por representantes das secretarias de Gestão Social, Gestão Ambiental, Saúde, Educação, e Segurança Urbana e Trânsito. Entre os temas debatidos no Encontro, está o direcionamento dos itens incluídos no Plano de Ação para o programa, dos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
SERVIÇOS – O programa prevê para Boa Vista a implantação do serviço de abordagem, com duas equipes de busca e monitoramento nas ruas, que farão a identificação dos usuários e o encaminhamento para a rede de atendimento; implantação do Consultório na Rua; implantação do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 horas (CAPS AD III); implantação de mais uma unidade de acolhimento para adultos; implantação de uma unidade de acolhimento infanto-juvenil; expansão de leitos especializados; fortalecimento da rede; e instalação da bases móveis de videomonitoramento e capacitação dos profissionais de segurança pública.
Secom: PMBV/foto: divulgação