Prefeitura promove festa de Páscoa para crianças do Peti

905

A Prefeitura de Boa Vista realizou nessa quarta-feira (27), uma comemoração especial com as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para celebrar a Páscoa. As atividades foram desenvolvidas simultaneamente, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Pintolândia, Sílvio Leite e Centenário, este recebeu ainda as crianças do núcleo do bairro Asa Branca durante a comemoração.

 

Na próxima quinta-feira (4), os núcleos dos bairros Nova Cidade e Cauamé também irão desenvolver uma programação alusiva à data. A atividade será realizada das 8h às 10h e das 15h às 17h. O objetivo da ação é incentivar a convivência social, além de explicar os ritos e tradições característicos da semana santa.

 

“Oferecemos atividades atrativas e diferenciadas, além de trabalhar o significado da Páscoa. As atividades culturais fazem parte do cronograma do Peti e tem como objetivo desenvolver socialmente, essas crianças e adolescentes, proporcionando o conhecimento dos valores compartilhados na comunidade em que estão inseridos”, explicou a secretária municipal de Gestão Social, Edileuza Gomes.

 

Aproximadamente, 120 crianças e adolescentes participaram da atividade. A Prefeitura organizou uma estrutura especial com pula-pula, pintura facial, brincadeiras, apresentações de capoeira e a entrega de chocolates doados pelos servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) e pela empresa Cacau Show.

 

“Esses momentos festivos tem uma significação especial para as crianças e adolescentes atendidos no Peti. A integração entre os núcleos permite que eles se conheçam, troquem experiências e compartilhem o sentimento de paz cultivado neste período em que o mundo lembra um dos mais importantes episódios do cristianismo”, disse Edileuza.

 

Há um ano no programa, Rosilene da Silva Fernandes, 13 anos, participou das atividades no CRAS Centenário. Ela aprovou a iniciativa. “Eu gosto muito de participar do programa. É melhor do que ficar em casa ou na rua sem fazer nada. A festa de páscoa foi bem legal e diferente das atividades que costumamos realizar no Peti”, disse.

 

PETI – A Prefeitura mantém atualmente, onze núcleos do Peti, atendendo cerca de 1.600 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos. As atividades são realizadas no horário oposto ao da aula, de segunda à quinta-feira, das 8h às 10h e das 15h30 às 17h30.

 

Executado em parceria com o Governo Federal, o Peti tem como principal objetivo manter a criança afastada do trabalho, preservando vínculos familiares e comunitários, favorecendo seu desenvolvimento pessoal e social com ações educativas, recreativas, esportivas e culturais que ajudam também na prevenção às situações de vulnerabilidade social.

Ascom: PMBV/foto: Marcos Lima