Prefeitura de Caucaia dá início à entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA)

114

No dia em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Prefeitura de Caucaia realiza as primeiras entregas das Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA). O documento dá mais qualidade de vida e acesso aos espaços e serviços públicos e privados, e deve beneficiar cerca de 1000 pessoas no município, segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST). Nesta primeira etapa, 200 pessoas serão beneficiadas com o documento.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu em seu gabinete a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos, o secretário de Saúde, Zózimo Medeiros, e duas mães de crianças com espectro autista, a Janayana Silveira e Maria Rosymeire que receberam o documento simbolicamente das mãos do prefeito.

Janayana Silveira, mãe do pequeno Francisco Benjamin, saiu do encontro emocionada. “A carteirinha significa muito pra gente, que estamos nessa luta. Vai evitar sair com uma pasta de documentos, garantir a prioridade em filas, o passe-livre, vai ajudar muito a gente”, comemorou.

“Essa era uma demanda antiga e tem a finalidade clara de garantir direitos. Com esse documento, as pessoas com espectro autista poderão estar mais integradas à sociedade, promovendo a interação social e desmistificando essa condição. Eu fico muito feliz com mais esse avanço para a causa autista no município”, disse Vitor Valim.

Agora, a SDST dará continuidade à entrega. No link abaixo, os pais e responsáveis podem consultar se o documento solicitado já está disponível e se dirigirem até a Secretaria. Para receberem a documentação, deverá ser apresentado um documento com foto da criança ou adolescente e também do responsável.

Os pais, responsáveis ou adultos que desejam requerer o documento deverão apresentar ao órgão o Relatório Médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além de RG, CPF, Comprovante de Endereço, foto, entre outros dados pessoais.

Saiba mais

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Caucaia realiza o atendimento neuropediátrico no município a partir do encaminhamento via Postos de Saúde, com uma média de 120 consultas mensais, além de mutirões periódicos.

O convênio com instituições que prestam atendimento especializado ao público, os Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI) e a Construção de um novo Centro de Referência ao Tratamento do Paciente com Deficiência estão entre algumas das iniciativas voltadas para o público com espectro autista na Saúde.

Links

LISTA