Prefeitura de Boa Vista realiza com sucesso a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

626

“Nossa gestão necessita da participação popular, para contribuir com o nosso sucesso, apontando soluções para os muitos problemas que enfrentamos e assim podemos avançar juntos”, disse Marcelo Moreira parabenizado a todos pela organização e aos presentes no evento.

Com o tema “Vamos cuidar de Boa Vista”, a Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) realizou na quinta (18/07) e sexta-feira (19/07), no auditório do Colégio de Aplicação da UFRR, a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com a participação de 128 delegados.

Durante a conferência a prefeita Teresa Surita (PMDB), destacou a importância da “participação popular, que é fundamental para o progresso e desenvolvimento da cidade”.

O secretário Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA), Aldemar Marinho, reforçou a importância das pessoas se preocuparem com o assunto e começarem a cuidar de seus resíduos.

O vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Moreira (PSDB). “Nossa gestão necessita da participação popular, para contribuir com o nosso sucesso, apontando soluções para os muitos problemas que enfrentamos e assim podemos avançar juntos”, disse Marcelo Moreira parabenizado a todos pela organização e aos presentes no evento. Sobre o tema, Marcelo destacou “É essencial que todos os brasileiros discutam a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que encontremos soluções para um dos problemas ambientais mais graves que o país tem: a destinação inadequada dos resíduos sólidos, ou o chamado lixo, que é gerado por todos nós”.

Palestras

Durante a conferência foi realizado duas palestras sobre o assunto e se discutiu quatro eixos temáticos. De acordo com o palestrante o analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima, Rogério Martins, o Plano de Resíduos Sólidos deveria ser concluído em 2012 pelos municípios, mas somente Mucajaí cumpriu o prazo e elaborou o plano que foi aprovado na Câmara. “Nos demais municípios o plano ainda está na fase inicial”, comentou.

Na Conferência municipal o tema central resíduos sólidos foi desdobrado em eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental, onde cada grupo apresentaram entre 15 a 20 propostas para serem votadas por todos os delegadas ficando apenas  cinco propostas de cada grupo totalizando 20  aprovadas.

Na ocasião foi realizada plenária para apresentação, discussão, aprovação das  moções e deliberação das propostas de estratégia viabilizadas nos eixos. Por fim, aconteceu a eleição dos delegados por segmentos, apresentação dos delegados que irão representar a capital na conferência estadual.

Autor/Rogério Ribeiro/Foto; JPAVANI.