O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), visitou, na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, uma plantação de milho e feijão no distrito de Canindezinho, cultivada pelo agricultor Cícero Alves (Cícero de Bureto). Essa plantação faz parte do projeto “Plantio de Verão”, no qual o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, participa com apoio técnico desde o preparo da terra até a colheita.
Nesta visita, o prefeito Zé Helder esteve acompanhado de Matias Alves – secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Menésia Simião – vereadora, e João Alves – técnico agrícola.
Zé Helder parabenizou o agricultor pela participação no projeto e pela coragem de empreender no campo. Ele destacou a importância de pessoas com visão empreendedora no campo, que promovem a agricultura familiar, fornecendo alimentos para as famílias e gerando renda para sustentar suas próprias famílias.
O prefeito orientou os trabalhadores do campo a procurarem a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico para receberem orientações técnicas e melhorarem as condições e a qualidade de sua produção.
Matias Alves ressaltou que com mais essa plantação e seus resultados, o governo municipal comemora mais um avanço no projeto “Plantio de Verão”. Ele salientou que os produtores rurais têm a oportunidade de trabalhar durante o verão e melhorar sua renda. Atualmente, 30 agricultores estão envolvidos no plantio de verão, com cerca de 28 hectares plantados, e o produto tem garantia de comercialização, pois é vendido enquanto está verde.
Para Cícero de Bureto, é uma satisfação produzir e contribuir para a economia do município, atribuindo o sucesso da plantação ao apoio técnico do município. Ele avalia que a agricultura de sequeiro tem grande potencial em Várzea Alegre.
Menésia Simião agradeceu à prefeitura pelo apoio ao trabalhador rural, oferecendo toda a assistência necessária, e destacou a capacidade empreendedora dos agricultores.
João Alves enfatizou o compromisso da gestão municipal em fornecer o conhecimento necessário aos agricultores para que possam produzir mais e com maior qualidade, mesmo durante o verão.
A previsão é que a safra de verão corresponda a 40 toneladas de milho e feijão neste município.
Autor: Da redação com ascom/Foto: Augusto César