27.3 C
Fortaleza
quarta-feira - 08 julho 2026
Início CIDADE Praça da Câmara Municipal de Caucaia sedia nova edição da Feira da...

Praça da Câmara Municipal de Caucaia sedia nova edição da Feira da Agricultura Familiar

Em sua segunda edição, a Feira da Agricultura Familiar de Caucaia, realizada nesta sexta-feira (03/8) aproximou os produtos naturais produzidos no município de quem passava pela Praça Fausto Sales (Praça da Câmara), no Centro da Sede. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Ao todo, 48 produtores disponibilizaram frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, bolos, doces, artesanato, dentre outros produtos. Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, a atividade teve o objetivo de “facilitar o acesso da população aos produtos naturais, fabricados de uma forma artesanal, além de fortalecer a geração de emprego e renda.”

Em seu espaço de plantas ornamentais e condimentares, com oferta de flores, hortelã e alecrim, o expositor Caio Saboia, morador do Grilo, ressalta que um dos grandes atrativos da feira é a parte voltada ao orgânico natural. “Trabalho com a variedade de espécies que vem das serras e plantadas em Caucaia há três anos. A feira cria novas possibilidades para nós. Aqui, as pessoas procuram temperos e coisas mais naturais.”

Todos os artigos expostos são exclusivamente produzidos por agricultores familiares de Caucaia. Os produtos perecíveis não contêm conservantes. Os stands montados em frente à Câmara Municipal e servem de vitrine para os produtos de agricultores de Matões, Serra do Juá, Tucunduba, Salgadinho, Serra da Rajada, Boqueirão dos Cunha, Nova Metrópole, Sede e comunidade indígena Tapeba.

Vindo da região de Santa Luzia e Umari, o agricultor Hilton Sousa dos Santos trabalha há 40 anos na produção de mel de abelha retirado diretamente das matas. Sobre o espaço na feira, ele acredita que o movimento estimula o trabalho “porque traz os produtores do interior para mostrar os produtos na Sede.”

No Boqueirão há mais de dez anos produzindo cocadas artesanais, dona Katianne Nascimento Costa destaca que a aproximação com os caucaienses através da feira enaltece o trabalho dos produtores que moram longe do Centro. “Temos uma renda a mais e as pessoas conhecem nossos produtos.”

Para quem está comprando, a feira oferece várias opções e atratividade com preços acessíveis. Moradora do Genipabu, Dona Maria Oneide e Ximenes de Menezes achou os produtos bons e de boa qualidade. “Não sabia da existência deste espaço. Aproveitei e comprei tapioca. Agora procuro por verduras.”

A feira será realizada todos os meses até o fim de 2018. As próximas edições estão marcadas para os dias 6 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro. Os agricultores, produtores e artesãos interessados em participar devem procurar o Banco de Alimentos de Caucaia, que fica localizado à rua Acapulco, s/n, no Parque Guadalajara.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom