Posto itinerante de Recadastramento Eleitoral Biométrico está no Detran-RR

395

Atendimento Lago Grande V Um posto de Recadastramento Eleitoral Biométrico foi instalado hoje (14) no Detran-RR, ficando no local também nesta terça-feira (15), das 8h às 14h. A medida visa levar o atendimentos aos 42.403 eleitores (23.01%) que ainda não fizeram a Biometria Eleitoral.

Durante todo o mês de outubro o posto itinerante percorrerá instituições públicas, visando ampliar o número diário de atendimentos, pois a procura nos postos fixos, instalados com toda infraestrutura nos cartórios eleitorais, está abaixo da expectativa. “Infelizmente o cidadão brasileiro continua fazendo valer a cultura de deixar tudo para última hora. Nossos atendentes estão ficando ociosos neste período, bem diferente do que será nos últimos dias de outubro, no final do prazo, quando as filas devem aparecer”, disse Hermenegildo D’Avila.

Até o momento, 141.889 mil eleitores já fizeram o recadastramento biométrico (76,99%). Para atingir a meta de 80%, estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ser homologados como capital apta a ter eleições com voto biométrico, faltam apenas 5.544. O Recadastramento Eleitoral Biométrico encerra no dia 31 de outubro.

Itinerante

 O posto itinerante estará no Instituto Federal de Roraima (IFRR) nos dias 17 e 18 de outubro e na Universidade Federal de Roraima (UFRR) no dia 23 de outubro.

Para fazer o recadastramento basta levar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor. O atendimento ocorre nas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, localizadas na avenida Santos Dumont, n.º 760 – bairro São Pedro, e avenida Nazaré Filgueiras, n.º 2077 – bairro Pintolândia, respectivamente, no horário das 8h às 17h30.

Obrigatório

A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores de Boa Vista, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, regularizar CPF, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.

Abono no trabalho

O eleitor boa-vistense empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de 1 (um) dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme o Artigo 48 do Código Eleitoral, Resolução 126/2013 do TRE-RR e Art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.

 

Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar ao chefe imediato com 48 horas de antecedência sobre a ausência ao trabalho, além de apresentar declaração emitida no cartório eleitoral, confirmando o Recadastramento Eleitoral Biométrico.

Siga o TRE no twitter: @TRE_RR

Instagram: @treroraima

Facebook: TRERR

Site: www.tre-rr.jus.br