Parceria entre Sesc Ceará e Samu capacita colaboradores em Suporte Básico à Vida

155

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) firmaram uma parceria buscando promover a segurança e o bem-estar dos colaboradores e frequentadores das unidades do Sesc Ceará.

Foram no total 148 participantes inscritos, sendo que 143 concluíram o curso, tendo aproveitamento de 97% de participação com um total de 4.600 horas de treinamento e com 44 colaboradores do Sesc considerados beneficiados, contribuindo sensivelmente para o resultado dos nossos indicadores.

A colaboração resultou em uma capacitação essencial em Suporte Básico à Vida, destinada aos funcionários das unidades do Sesc. “A oficina relacionada aos primeiros socorros faz parte do portfólio de temáticas do Sesc, pois há uma necessidade em divulgar e capacitar a população quanto à forma correta de agir em situações de emergência e como solicitar o auxílio imediato para evitar agravamento do estado de saúde da vítima”, afirma Lara Silva Mendes Borges, responsável pela área da saúde do Sesc Ceará.

“O Sesc realiza ações de promoção à saúde com o objetivo de ampliar o conhecimento e práticas relacionadas aos comportamentos saudáveis dos indivíduos”, explica Lara.

Visando uma atuação dinâmica e atualizada, a gerência de saúde do Sesc articulou o treinamento com a equipe do Samu para os colaboradores da área tanto para se tornarem multiplicadores quanto para reciclagem ao necessitar de intervenção imediata diante um atendimento clínico. “O Sesc proporcionou esta capacitação com profissionais de outras áreas, a fim de fomentar o conhecimento e ampliar a atuação em casos de urgência dentro das unidades”, afirma.

O Suporte Básico à Vida é uma intervenção crucial que pode fazer a diferença entre a vida e a morte em casos de parada cardiorrespiratória, engasgo, ou outras emergências médicas.

Durante o curso, os participantes foram instruídos em técnicas fundamentais, incluindo RCP (Reanimação Cardiopulmonar), uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), abordagem inicial em caso de acidente vascular cerebral (AVC), e manejo adequado de situações de engasgo, entre outros aspectos vitais do atendimento de emergência.

Léo Rocha, da Gerência da Tecnologia da Informação (GTI), fala da sua experiência na capacitação: “Já participei da alguns cursos de primeiros socorros porém, o curso que foi ministrado pela equipe do Samu foi excelente! Tivemos momentos ímpares, os quais outrora nunca explicado como feito pelos profissionais do Samu.”

O impacto potencial dessa parceria é imenso. Ao capacitar os colaboradores do Sesc, a parceria Sesc-Samu visa criar ambientes mais seguros e preparados para lidar com situações de crise médica.

Autor: Da redação com ascom/foto divulgaçõa