Pais aprovam nova metodologia de ensino aplicada nas escolas municipais

708

A Prefeitura de Boa Vista implantou uma nova metodologia de ensino em 58 escolas municipais. O objetivo é melhorar o desempenho dos alunos, favorecendo o aprendizado e a elevação dos índices que medem a qualidade da educação municipal. A proposta combate também o analfabetismo funcional, contemplando as metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A nova metodologia pedagógica trabalha a proposta do ensino estruturado, com a organização sistemática dos assuntos que compõem o currículo escolar. A adoção do sistema foi uma determinação da prefeita Teresa Surita e acompanha uma tendência nacional na gestão da educação no país.

 

“As principais capitais do país já utilizam o método do ensino estruturado obtendo resultados positivos na melhoria do rendimento escolar dos alunos. É um sistema que estimula a participação do aluno e oferece segurança ao educador, porque utiliza um material didático elaborado, especificamente, para o desenvolvimento dessa nova proposta”, esclareceu Teresa.

 

Os alunos das escolas atendidas com a nova proposta receberam cinco livros didáticos, sendo três de língua portuguesa, um de matemática e outro de ciências. As atividades são organizadas e sistemáticas, apresentando ao estudante o conteúdo que será compartilhado em cada disciplina. Todos os dias, os alunos levam lição para casa, que ajuda a complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

 

Os pais reconhecem que o novo método de ensino contribuiu para melhorar o aprendizado dos filhos e também mudou a rotina familiar. O servidor público Waldemir Trindade, tem um filho matriculado no 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Edsonina de Barros Villa, que funciona no bairro Dos Estados. Segundo ele, o filho adquiriu mais estímulo para estudar. “Percebo que Marcos Vítor está mais interessado nos livros e tem prazer em ir para a escola. Fui também incentivado acompanhar as atividades por causa das tarefas de casa”, disse o pai.

 

“Estou mais envolvido com a vida escolar do meu filho. Todos os dias, reservamos um momento para compartilhar o que aconteceu na sala de aula e esclareço as dúvidas que aparecem durante os exercícios. É uma sensação muito boa, eu reviso o conteúdo e ao mesmo tempo compartilho um aprendizado com meu filho”, afirmou Ednelton Rodrigues. Ele é pai de John Wesley Rodrigues, que também estuda na escola Edsonina de Barros.

 

Para Flávia dos Santos, mãe de Ketlhen Flaviele que estuda no 4º ano do ensino fundamental na escola Raimundo Eloy Gomes, no bairro Conjunto Cidadão, a maior conquista foi ver a filha superar a dificuldade de leitura. “Os livros tem vários textos com exercício de interpretação e gramática. Minha filha conseguiu acabar com a dificuldade que tinha em relação à língua portuguesa com ajuda das atividades cheias de jogos e desafios”, comemorou Flávia.

 

Ascom:PMBV/foto Jader Souza