O Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará- FOCOPTRACE, expressa solidariedade aos familiares e ao povo Pataxó Hã-Hãe-Hãe, neste momento de luto e vem a público, repudiar veementemente todo e qualquer ato de violência física, tortura e morte.
O caso
A indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como “Nega Pataxó”, morreu neste domingo (21/01) após confronto entre indígenas e fazendeiros que tentaram retomar terreno em Potiraguá, região Sul da Bahia. Ela recebeu atendimento no Hospital do município. O cacique Nailton Muniz, foi atingido no rim, ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Outros feridos chegaram a ser hospitalizados, mas não correm risco de morte, e um integrante do movimento Invasão Zero seguem internados.
A Ministra
A Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, embarcará nesta segunda-feira (22/01) para a região da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no Sudoeste da Bahia. Segundo a pasta, ela deve acompanhar as investigações.
Quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O caso é investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).
O FOCOPTRACE se solidariza com os parentes indígenas e cobra das autoridades públicas célere apuração da ocorrência e punição efetiva dos responsáveis.
Autor: Ascom FOCOPTRACE/Fotos: divulgação Internet