A secretária Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), deputada estadual Mirian Sobreira (PROS), participou de uma entrevista na Rádio Jornal-AM, de Iguatu, nesta sexta-feira (4), onde respondeu perguntas dos ouvintes e comentou sobre as ações de sua secretaria e sobre as ocupações que vem se alastrando no município.
Sobre as drogas
O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos. Muitas famílias desconhecem os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, bem como de que maneira tratar do tema com seus filhos e onde procurar ajuda, quando necessária.
Diante dessa triste realidade, o governador Camilo, criou a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), onde a secretaria têm algumas atribuições que segundo a deputada, entre ela está à promoção de estudos e pesquisas sobre drogas, buscando contribuir na produção de indicadores e no direcionamento das Políticas sobre Drogas em nível estadual e municipal. “Estamos mapeado o estado todo do Ceará, um verdadeiro raio X, para depois direcionamos as políticas públicas em tempo real. Liberdade é viver sem drogas. Nós podermos ajudar. Ligue 08002751475” explicou.
A 52ª Exposição Agropecuária
A Secretaria enviou equipe de técnicos ao evento e conta com a presença de uma unidade móvel com dois consultórios. Os técnicos fazem acolhimento, orientação e encaminhamento da população em uso problemática de drogas e seus familiares, além de prestarem informações para o público em geral, através da distribuição de material informativo.
Região do Alencar
Mirian Sobreira npreocupação com a água da região, “A nossa preocupação é com o colapso que pode acontecer com a falta de água na região do Alencar, o governador Camilo esta ciente desse problema e venho cobrando ações, com isso o Governador não tem medido esforços para atender a região, inclusive as barreiras eletrônicas foram estaladas nas margens da rodovia evitando acidentes fatais e em Iguatu 80% das obras é do governo federal ou estadual”.
Política
Firme nas colocações, a deputada relatou: “Fui eleita com os votos do povo e só Deus me tira o meu mandato, somos oposição ao governo municipal e temos um olhar especial ao povo. Aceito o desafio de discutir política com a oposição municipal”.
As ocupações
Para a secretária, essas famílias das ocupações que surgem em Iguatu precisam urgentemente de moradia que vai proporcionar dignidade para muitos pais de famílias que anseiam por um terreno e nunca conseguiram ser beneficiados.
“A prefeitura tem que fazer a parte dela que é as doações dos lotes, depois vamos busca a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida para Iguatu, já que neste programa, os valores de construções são subsidiados pelo governo federal e o município é parceiro”.
Perfil de Mirian Sobreira
Em sua trajetória pública, foi primeira dama municipal de Iguatu, período em que ficou à frente da Secretaria Municipal de Ação Social, desenvolvendo projetos sociais. Foi candidata à vice-prefeita e posteriormente à prefeita de Iguatu, onde obteve um alto percentual de votos válidos, mas não foi eleita.
Em sua trajetória política foi filiada ao PPS, ao PSB e hoje ao Pros. Foi eleita deputada estadual, conquistando 45.739 votos. Suas principais bases políticas são os municípios de Iguatu, Acopiara, Quixêlo, Jucás, Cariús, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Farias Brito, Sobral, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú, Chorozinho e Fortaleza.
Presenças;
Do vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PTB) e dos vereadores de oposição Marconi Filho (PT), Vicente Reinaldo (PROS) e Cida Albuquerque (PCdoB).
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro