Ivo Som participa de mutirão da cidadania em Uiramutã

644

“Uma grande ação do governo Anchieta” diz o parlamentar.

   O deputado estadual Ivo Som (PTN), esteve neste sábado (6) no município de Uiramutã, para prestigiar o mutirão da cidadania, cujo objetivo foi promover várias atividades voltadas à saúde, lazer, beleza e entretenimento, além de prestar serviços de cidadania como retirada de carteira de identidade e carteira profissional da comunidade. Centenas de pessoas prestigiaram a ação, realizada das 8h às 17h. Um ponto de apoio foi montado na escola estadual Joaquim Nabuco e na quadra poliesportiva, além do grande público, o evento contou com inúmeros atendimentos. Para atender as pessoas, servidores estaduais atuaram durante todo o dia.

O deputado Ivo Som, declarou que o evento é uma ação importante entre poder público e a comunidade “Fizemos questão de estar presente junto com o governador Anchieta e a primeira-dama, Shéridan de Anchieta nesse momento tão importante para o Uiramutã e para as comunidades indígenas. O mutirão vem oferecer para a população diversos serviços, gratuitamente, de forma que muitas pessoas possam resolver vários assuntos como pendências jurídicas, exames de saúde, aferição de pressão arterial. Eu me diverti muito com os jovens, até entrei na brincadeira com as crianças, enfim, o evento se transformou uma grande ação do Governo do Estado”, disse o deputado.

Na ocasião Ivo Som elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Shéridan de Anchieta e sua equipe através das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), em prol dos mais carentes e que, por conta disso, tem se destacado dentro da política regional de combate a pobreza e dos que mais precisam.

De acordo com Shéridan de Anchieta a ação possibilita aos moradores do interior o acesso a diversos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, “Essa é nossa maneira de demonstrar atenção e respeito por todas as pessoas, através dos mutirões da cidadania, com os atendimentos em saúde, jurídico e emissão de documentação básica, recreação para os jovens através de varias modalidade esportivas e jogos, aos moradores de todas as localidades. Além desses brinquedos, redes e kit gestantes para as crianças” explicou Shéridan, continuou “na oportunidade nossa equipe está fazendo um diagnóstico das famílias, com isso vamos poder solucionar algumas dificuldades da comunidade de uma maneira mais ágil, inclusive desenvolvendo projetos específicos para cada demanda” destacou Shéridan. O governador Anchieta Junior (PSDB), “essa foi uma solução muito bem articulada pela nossa primeira-dama, Shéridan de Anchieta, e sua equipe, juntamente com os parceiros em diversas esferas” com relação à visita na região Anchieta disse, “São pessoas que não tem acesso por se encontrarem em dificuldades de locomoção pra ir até a capital. Apesar das nossas limitações, vamos construir mais pontes e fazer com que essas pessoas possam tem uma educação que é uma ferramenta importante” destacou e agradeceu” quero agradecer do carregador de caixa ao médico, são pessoas de extrema importância, para essa ação e até o final deste ano cada município vai recebe o Mutirão da Cidadania.

 Comunidade agradece

 A dona de casa Francisca da Silva, que aguardava a vez para ser atendida com o oftalmologista, “Eu preciso usar óculos e não tenho condições nem de pagar uma consulta particular e nem de comprar o óculos, então essa oportunidade, chegou na hora certa. Esta ação é ótima, estou aproveitando e meus filhos também estão brincando bastante e ainda vão ganhar presentes”, falou feliz da vida. Um dos ganhadores da bicicleta, o estudante Edilson Laurindo Martins, 12 anos, da comunidade Canapã, “Vou cuidar muito bem da minha bicicleta, eu andava a pé por duas horas pra chegar aqui na escola, estou muito feliz”

A estudante do 3º ano, Geovana Rodrigues, 16 anos, “superou minhas expectativas!!! os atendimentos médicos foram muito bons para a comunidade e as brincadeiras também, outro destaque foi o futsal feminino, nossa equipe do time Independente, mostrou que é bom de bola, enfim o Governo do Estado esáa de parabéns por essa bela iniciativa” disse Geovana.

 Atendimento médico e social:

Urologia, pediatria, clinico geral, dentista, cardiologista, oftalmologista, exames preventivos, ultra- som, higiene bocal, farmácia, atendimento jurídico, corte de cabelo, foto, carteira de trabalho e RG.

Comunidades beneficiadas:

Pedra Branca, Enceada, Socó, Mutum, Ticoça, Maracanã, Caraparù I, Água Fria, Caju e Frexal.

Um dia de lazer e recreação

Os jovens e a criançada se divertiram muito com os atrativos da ação; pintura no rosto infantil, jogos (dama, domino, futsal feminino e masculino, espiribol e basquete), pula corda e desenho na planilha.

Kit presentes

Carrinhos, bonecas, quebra cabeça, Kit gestante, rede e bicicletas para os alunos que moram nas comunidades indígenas e em Uiramutã.

Balanço do MC

Durante três anos, foram realizados 27 mutirões, atendendo mais de 50 mil pessoas em todo Estado. A prática foi iniciada no ano de 2008, que com seis mutirões, beneficiou cerca de 15 mil pessoas.

Em 2009 moradores de São Luiz do Anauá, Normandia, Bonfim, Amajarí, Iracema, São João da Baliza, Caroebe, Baixo Rio Branco, Félix Pinto/ Cantá, Alto Alegre, Caracaraí e Pacaraima totalizaram mais de 30 mil atendimentos realizados em 12 mutirões.

Já em 2010 foram realizados quatro ações, totalizando cerca de sete mil atendimentos para moradores de Uiramutã, Caroebe, Vila Central/Cantá e Alto Alegre.

Nos anos de 2011 e 2012 a ação continuou com os Mutirões de Saúde, realizados em todos os municípios. Este ano, o Governo retoma o trabalho ampliando o atendimento com a emissão de documentação básica, lazer e palestras informativas.

Presenças

Do deputado Ivo Som (PTN), deputado federal, Marcio Junqueira (DEM), da deputada Ângela Águida (PSC), vários secretários, DETRAN, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, CPI Ambiental entre outros.

 

Ascom/Fotos/deputado estadual Ivo Som