Em Mutirão da Cidadania, governador Anchieta e primeira dama disponibilizaram diversos serviços.

476

“O evento é uma das principais ações sociais realizadas pelo Governo de Roraima” disse Shéridan

Diversos serviços e atividades recreativas e informativas foram disponibilizadas à população de Uiramutã e comunidades indígenas durante o Mutirão da Cidadania, promovido, pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), nos dias 5 e 6.

O governador Anchieta Junior (PSDB) e a primeira-dama, Shéridan de Anchieta, participaram ativamente do Mutirão da Cidadania, na ocasião algumas comunidades indígenas entregaram solicitações em mãos através de documentos para o governador, que se comprometeu a atender dentro das possibilidades “Eu não posso ser leviano e irresponsável, sabemos dos anseios da população indígena que necessitam de mais investimentos em suas  comunidades, porém temos que atender dentro das nossas limitações, e vamos atender” disse Anchieta.

 

O Mutirão da Cidadania já atendeu cerca de 50 mil pessoas em todo o estado. O governador Anchieta Junior, “O mais importante é estarmos junto ao povo, sabendo suas demandas, conversando e trazendo o Mutirão da Cidadania para realizar serviços imediatos em apenas um dia. Temos que ter sensibilidade e verificar os assuntos que ainda não tínhamos conhecimento. Por mais que saibamos o que ocorre na cidade, existem casos que apenas quem vive na comunidade sabe” destacou Anchieta, na oportunidade o governador entregou uma bicicleta para o estudante Edilson Laurindo Martins, 12 anos, da comunidade Canapã, que feliz da vida disse “Vou cuidar muito da minha bicicleta, eu andava a pé por duas horas pra chegar aqui na escola, estou muito feliz”.

De acordo com Shéridan de Anchieta a ação possibilita aos moradores do interior o acesso a diversos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, “Essa é nossa maneira de demonstrar atenção e respeito por todas as pessoas, através dos mutirões da cidadania, com os atendimentos em saúde, jurídico e emissão de documentação básica, recreação para os jovens através de varias modalidade esportivos e jogos, aos moradores de todas as localidades. Além desses brinquedos, redes e kit gestantes para as crianças” explicou Shéridan, continuou “na oportunidade a nossa equipe está fazendo um diagnostico das famílias, com isso vamos pode solucionar algumas dificuldades das comunidades de uma maneira mais ágil, inclusive desenvolvendo projetos específicos para cada demanda” destacou Shéridan.

O deputado Ivo Som (PTN) também participou das atividades, para o parlamentar é fundamental a aproximação dos serviços públicos com a população, principalmente das áreas mais distantes da cidade, onde os moradores não possuem muitas vezes a oportunidade de terem acesso a serviços como os do Mutirão da Cidadania.

 

Comunidade agradece

 

Satisfeito com os serviços realizados em Uiramutã, o pedreiro Antonio dos santos, parabenizou o governo e espera que atitudes como essa sejam recorrentes. “Isso aqui é uma maravilha. Precisávamos muito de programas como esse. O governo do estado esta de parabéns”.

 

“Achei o evento muito interessante, com variedade de atividades, deveria acontecer mais vezes”, disse a dona de casa Márcia Regina, que levou o filho Bruno, de 10 anos, para se divertir no evento. “Ele já, jogou bola, dama e agora vai desenhar, está todo animado para receber o brinquedo. Eu também aproveitei e fiz uma consulta”, contou Regina.

 

Atendimento médico e social:

 

Urologia, pediatria, clinico geral, dentista, cardiologista, oftalmologista e exames preventivos, ultra- som, higiene bocal, farmácia, atendimento jurídico, corte de cabelo, foto, carteira de trabalho e RG.

 

 

Comunidades beneficiadas:

 

Pedra Branca, Enceada, Socó, Mutum, Ticoça, Maracanã, Caraparù I, Água Fria, Caju e Frexal.

 

Um dia de lazer e recreação

 

Os jovens e a criançada se divertiram muito com os atrativos da ação; pintura no rosto infantil, jogos (dama, dominó, futsal feminino e masculino, espiribol e basquete), pula corda e desenho na planilha.

 

Kit presentes

 

Carrinhos, bonecas, quebra cabeça, Kit gestante, rede e bicicletas para os alunos que mora nas comunidades e estada em Uiramutã.

 

Balanço do MC

 

Durante três anos, foram realizados 27 mutirões, atendendo mais de 50 mil pessoas em todo Estado. A prática foi iniciada no ano de 2008, que com seis mutirões, beneficiou cerca de 15 mil pessoas.

 

Em 2009 moradores de São Luiz do Anauá, Normandia, Bonfim, Amajarí, Iracema, São João da Baliza, Caroebe, Baixo Rio Branco, Félix Pinto/ Cantá, Alto Alegre, Caracaraí e Pacaraima totalizaram mais de 30 mil atendimentos realizados em 12 mutirões.

 

Já em 2010 foram realizados quatro ações, totalizando cerca de sete mil atendimentos para moradores de Uiramutã, Caroebe, Vila Central/Cantá e Alto Alegre.

 

 

 

 

Presenças

Do deputado Ivo Som (PTN), deputado federal, Marcio Junqueira (DEM), da deputada Ângela Águida (PSC), vários secretários, DETRAN, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, CPI Ambiental entre outros.

 

Da redação do RRINTERATIVO