Instituto Cigano do Brasil solicita visita de técnicos para manejos dos caprinos da Comunidade Cigana da Fazenda Joelma

201

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, solicitou da Secretária Desenvolvimento Econômico de Sobral a visita de técnicos para conhecer o rebanho de caprinos da Comunidade Cigana da Fazenda Joelma, a inspeção aconteceu nesta quinta-feira (22/04), na oportunidade foi feito manutenção.

Os técnicos foram recebidos pelo Coordenador do Núcleo do ICB/Sobral e região, o cigano Marcelo Cavalcante, na oportunidade os técnicos orientaram sobre o manejo sanitário, constaram que o rebanho esta sendo bem tratado que precisa apenas de algumas orientações.

Para o presidente do ICB, Cigano Rogério Ribeiro “Mais uma importante parceria que   estamos fazendo. Conhecimento e experiência” definiu.

Manejo sanitário

No manejo sanitário é preciso uma atenção especial ao controle da verminose, já que é causa frequente de mortalidade em caprinos especialmente nos animais jovens e matrizes na fase de periparto

Alternativa de alimentação

A criação de caprinos e ovinos tem sido uma alternativa de alimentação para boa parte dos brasileiros, principalmente para os nordestinos. Além da carne e do leite, o couro ou a lã têm permitido também a obtenção de uma renda extra para os pequenos criadores.

De acordo com o cigano Marcelo Cavalcante “Consolidando conhecimentos que obtive durante a visita dos técnicos será de grande contribuição para o nosso rebanho” destacou

Os Serviços

Conhecer os tipos de criatórios e o manejo animal empregado:

Controle sanitário, reprodutivo e alimentar:

Controle de verminose em rebanho de caprino com o uso do principio ativo monepantel:

Vermifugações estratégias.

Autor: Ascom/ICB/Foto: Divulgação