Instituto Cigano do Brasil pede apuração: Presos por tentativa de sequestro pode estar envolvido em crimes contra Ciganos da Bahia

1288

Na manhã desta quarta-feira (05/05), um jovem (não cigano) de 18 anos foi vitima de uma tentativa de sequestro na Fazenda Sítio da Lagoa, após o Restaurante Pé na Roça, no bairro Poções em Cruz das Almas no Recôncavo baiano, área de atuação da 27ª CIPM.

Nesta quinta-feira (6/5) o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e membro consultivo da Comissão da Igualdade Racial da OAB/CE, cigano Rogério Ribeiro, entrou em contato com a delegacia de Cruz das Almas, informando que os presos por tentativa de

Presidente do ICB, Cigano Rogério Ribeiro em reunião com o subsecretário da BA, Dr. Hélio Paixão

sequestro pode estar envolvido em crimes contra ciganos de Camaçari/BA e região, inclusive o ICB enviou numero do BO por tentativa de assalto a uma família de ciganos, para apuração, nessa mesma perspectiva foi encaminhado solicitação para  apurar os suspeitos  para a SSP/BA e o MPE/BA, “  Esses   três suspeitos detidos  acende uma luz no fim do túnel para se fazer justiça diante dos indícios de envolvimento dos três presos nos sequestros e assaltos onde foram vítimas algumas famílias ciganas da região de Camaçari/BA. O veiculo For Ka Branco e dois envolvidos foram reconhecidos por algumas vítimas, porém não época não fizeram BO temendo represarias, todos os sequestros as famílias ciganas pagaram os resgates ” explicou o cigano Rogério Ribeiro.

Ação dos suspeitos

De acordo com informações repassadas ao Centro Integrado de Comunicação (CICOM), quatro homens em um veículo modelo FORD K, de cor branca, e placa não anotada, chegaram ao curral da fazenda onde o jovem estava e tentaram sequestrá-lo. Ao perceber a chegada dos indivíduos, o mesmo teria corrido e se escondido. Os suspeitos foram localizados no posto de combustível da localidade da Embira, onde foi feita a abordagem e os mesmos alegaram serem agentes penitenciários.

Apreensões

Foram apreendidos com os suspeitos; três pistolas calibre 380, setenta e três cartuchos, cinco carregadores, dois veículos sendo um FORD K, placa PJP-9611, e um VECTRA, placa CYY 0B09, usado pelos bandidos, um par de placas MERCOSUL, quatro aparelhos celulares, dois lacres e uma balaclava.

Os suspeitos

Os suspeitos foram identificados usava carteiras de agente penitenciário da Bahia, Paulo Sergio dos Santos Junior, Reginaldo de Jesus da Cruz, Rogério da Silva Bela. O veiculo Ford KA branco foi um dos veículos usado em um dos sequestros das famílias ciganas

Ciganos vítimas de sequestros e assaltos  

Foram cerca de cinco sequestros esse ano e três assaltos às famílias ciganas de Camaçari e região.  Todos os sequestros as vítimas fizeram pagamentos e não registraram ocorrências temendo represálias dos autores, pois se trata de quadrilhas fortemente armada e com participação de policiais, também pode ter participação de ciganos (informantes).

Alguns ciganos reconheceram os acusados Paulo Sergio dos Santos Junior e Rogério da Silva Bela, suspeitos de alguns assaltos e sequestros em Camaçari/BA e região.

Autor: Ascom ICB/Fotos: divulgação