Instituto Cigano do Brasil faz parceria com a SDA e comunidade Cigana da Fazenda Joelma recebe 2 mil Alevinos.

333

Foram lançados cuidadosamente 2 mil alevinos de tilápias no açude da comunidade Cigana da Fazenda Joelma em Sobral.

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, através do presidente, o cigano Rogério Ribeiro e do vice-presidente do ICB, Paulo Cigano, se reuniram ainda em 2019, com os técnicos da secretaria Pesca e Aquicultura, na ocasião apresentaram algumas demandas entre elas a distribuição de alevinos.

“Muitas famílias serão beneficiadas com a geração de emprego e renda através da atividade pesqueira, melhorando o desenvolvimento da nossa economia e a vida do nosso Povo Cigano. Os alevinos que irão a partir de agora povoar o açude da comunidade Cigana, é um alimento rico em aminoácidos essenciais para a saúde da população” disseram os ciganos.

Na manhã desta sexta-feira (16/04), o coordenador do ICB, Marcelo Cigano, recebeu 2 mil alevinos  da Seapa, e neste domingo (18/04), o  coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral (Sedhas), Chiquinho Silva,  fez  uma visita a comunidade Cigana da Fazenda Joelma e região,  “É uma forma de melhorar a fonte de renda dos ciganos. E também incentivamos uma alimentação mais saudável” disse Chiquinho.

O cigano Marcelo Cavalcante agradeceu as parcerias do Governador do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA, com o Instituto Cigano do Brasil-ICB, e o secretário De Assis Diniz e todos os técnicos da Seapa. Também o Projeto Peixamento de Reservatórios Públicos 2021.

Distribuição de alevinos em Sobral

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico- STDE em parceria com a SDA distribuíram 78 mil alevinos na região de Sobral incluindo a comunidade cigana da Fazenda Joelma,  estendendo nossos agradecimentos ao prefeito de Sobral Ivo Gomes, a secretária Sandra Arcanjo e a coordenadora Paula Vanessa.

Comunidades que serão atendidas com os peixes 

Comunidade Cigana da Fazenda Joelma e região, comunidade cigana de Jaibaras.

Os alevinos

A tilápia é uma espécie que cresce rapidamente e não compromete a qualidade da água. A expectativa é de que dos 2 mil alevinos, cerca de 80% consigam se desenvolver.

Nativa da África, a tilápia foi trazida para o Brasil na década de 70. O animal, de carne suave e firme, se adaptou tão bem em nossas águas que, atualmente, representa, ao lado da carpa, outra espécie exótica, mais de 60% do cultivo de pescados em viveiro em todo o país.

 

Comunidades ciganas beneficiadas

Comunidade Cigana dos Trilhos da Catuana e pela segunda vez a Comunidade Cigana da Fazenda Joelma em Sobral.

Autor/Fotos: Ascom ICB