Instituto Cigano do Brasil e o Fórum das Comunidades dos Povos Tradicionais do Ceara repudia ameaças de morte contra o governador Camilo Santana

167

O Instituto Cigano do Brasil-ICB e o Fórum das Comunidades dos Povos Tradicionais do Ceara- FOCOPTRACE lamentam profundamente que o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, tenha sido alvo de ameaças de morte e repudiamos o comportamento criminoso e desrespeitoso contra o governador.

Algumas ameaças

Entre os diálogos identificados com ameaças ao governador, há um deles na qual um homem diz: “Tem um bocado de menino bom aí doido para pegar ele, pra comer a cabeça dele. É grana, viu? E eu estou dentro”. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou a veracidade das informações. Pelo menos um suspeito já foi interrogado.

Covid-19

Todo o País revela que 60% dos brasileiros são favoráveis aos decretos de lockdown assinados pelos governadores estaduais, como forma de conter a crise do coronavírus.

A chegada da pandemia do coronavírus descortinou a extrema desigualdade social global, muito aprofundada nos últimos anos no Brasil. Podemos dizer que se o vírus tem potencialidade para infectar pessoas de todos os grupos e classes sociais, a experiência do adoecimento pela Covid-19 de forma extremamente desigual e injusta na nossa população, afetando desproporcionalmente os trabalhadores mais pobres, em situação de vulnerabilidade, ciganos, indígenas, quilombolas, povos de terreiro, pescadores, marisqueiros, negros, PCts .

Desde o início da pandemia, o governador Camilo Santana não acuar em nenhum momento, buscando uma reorganização para estar à disposição da população que mais necessita. Além de medidas sanitárias e epidemiológicas recomendadas pela OMS, Ministério da Saúde e Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus,

Sabemos da conduta ética do governador Camilo Santana, que desempenha seu papel com zelo, respeito e transparência. Que as autoridades de segurança investiguem os responsáveis pelos crimes e proceda conforme prevê a lei. É inadmissível que ataques como estes fiquem impunes.

Por fim, o ICB e FOCOPTRACE repudiam também a todos os moradores que, ainda, ignoram a triste realidade vivida, promovendo aglomerações e contribuindo para o aumento dos casos de Coronavírus e das centenas de milhares de vidas perdidas em todo o Brasil.

FOCOPTRACE

Instituto Cigano do Brasil-ICB

Associação Espírita de Umbanda São Miguel

Associação dos Ciganos de Pindoretama

Núcleo dos Ciganos da Fazenda Joelma-ICB/Sobral

Associação Beneficente, Cultural e Religiosa Afro-Brasileira do Ceará-ABECRA, Associação dos Quimbandeiros Umbandistas Candomblecistas do Ceará-AQUC-CE.

Núcleo dos ciganos da região Centro Sul do Ceará

Instituto Coletivo Tradição de Pindoretama

Associação Cultural Afro Brasileiro Pai Luiz Aruanda

Associação Quilombola Boqueirão do Arara.

Instituto Indígena

Comunidade na Luta Dragões do mar de Fortaleza

Associação Comunitária Mãe Maria de Aruanda dos Umbandistas de Quixeramobim

Comunidade para Preservação e recuperação do meio ambiente- COPEMA

Associação Comunidade Remanescente Quilombola das Porteiras.

Caucaia, Ce 30 de março de 2020.