Neste momento de dor e sofrimento, nos solidarizamos com familiares, parentes e amigos, rogando a Deus para que os confortem.
O Instituto Cigano do Brasil-ICB, vem externar com profundo pesar o falecimento da Cigana romi Kalderash, Jordana Tereza Aristides, nasceu em Curitiba/PR , ocorrido ontem (16/01/20). O velório aconteceu nesta sexta-feira (17/01) 10h, na capela 5 e o sepultamento as 16:30min, o cemitério São João Batista (Botafogo). Neste momento de dor e sofrimento, nos solidarizamos com familiares, parentes e amigos, rogando a Deus para que os confortem.
Irmanamos os nossos sentimentos aos familiares, em especial aos filhos Marcelo Vacite e Ricardo Vacite. Sabemos da trajetória de sua estimada mãe, mulher valiosa, guerreira e amiga. Fica o exemplo, a dedicação e a honra das grandes mulheres Ciganas.
Fazemos votos de conforto e paz nesta hora a todos os familiares, parentes, amigos neste doloroso momento.
Nossa saudade
Jordana Tereza Aristides foi uma cigana romi Kalderash, nascida no estado de São Paulo.
Foi à primeira cigana se tornar Miss São Paulo e ser classificada modelo sênior do estilista Zózimo. Se tornou ativista cigana ao lado de Mio Vacite, pai de seus filhos, Ricardo Vacite e Marcelo Vacite. Ainda nos anos setenta, participou de clips, filmes e produziu uma série de espetáculos divulgando a cultura de seu amado povo roma.
Foi premiada em Praga, pelo programa desenvolvido pela associação internacional de proteção a criança cigana da Europa do Leste e recebeu no Brasil diversos títulos beneméritos. Foi a principal consultora de Glória Perez ao lado de Mio Vacite, para a primeira novela temática cigana da Rede Globo “Explode Coração”.
Jordana Aristides era seu nome romanô, filha de ciganos do clã kalderash e Horarranê, foi precursora da dança do povo Roma no Brasil, produzindo o primeiro espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no tema rom.
Jordana Aristides foi à primeira cigana a divulgar a cultura cigana na literatura nacional com a obra “O Tchatchimos duredo romanô” A verdade sobre as nossas tradições. Sua última contribuição para cultura cigana, foi participar do grupo de pesquisas da Escola de samba Pérola Negra, com o enredo “Bartali Tcherain, a Estrela cigana brilha na Pérola Negra, trabalho este, que será mostrado no carnaval 2020
Caucaia/Ce, 17 de janeiro de 2020
Instituto Cigano do Brasil-ICB