Inédito: Comunidade Cigana de Pindoretama recebe certificados de mediadores e cultura de paz

1112

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, realizou várias atividades no 1º Maio das Tradições Ciganas, entre os dias 21 a 29 de maio em diversas comunidades ciganas, entre elas a homenagem ao dia da etnia cigana de Pindoretama, que recebeu o projeto Baú de Leitura Territórios tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com agradecimento à Enel e a realização da Casa do Conto. Outro acontecimento inédito através da parceria ICB com a Vice-Governadoria a entrega dos certificados de mediadores e cultura de paz, na manhã do dia (24/05).

Inédito: Projeto Baú de Leitura na comunidade Cigana.

Projeto

O vereador cigano Nego Bom, é autor do projeto dia da etnia Cigana de Pindoretama, “Estou muito feliz por esse nosso dia, quero aqui registrar que o ICB é muito importante para nós ciganos, pois vem trazendo muitos cursos para nossa comunidade cigana e não cigana” disse Nego Bom.

Inédito

No Brasil, é o primeiro curso para comunidade Cigana. O Governo do Ceará larga na frente ao dar essa oportunidade e abrir esse diálogo. Os Povos Ciganos vivem na invisibilidade porque o preconceito, discriminação e o racismo institucional ainda são muito perversos e frequente. “Agora podemos abrir o diálogo, questionar, dizer que não é assim. Nosso povo precisava desse curso para se sentir mais fortalecido e valorizado”

Parceria

A pedido do Instituto Cigano do Brasil (ICB), a Vice-Governadoria do Ceará realizou um curso sobre mediação comunitária para a comunidade Cigana de Pindoretama. A intenção do encontro, articulado pela Coordenação de Mediação, é estimular o fortalecimento do diálogo, da escuta e da percepção nas comunidades ciganas cearenses.

Governo entrega certificados

A Gestora da Coordenação de Mediação e Justiça Restaurativa da Vice Governadoria CE, Cristiane Holanda e Coordenadora Especial da Vice Governadoria CE, Lillian Gondim, entregaram os cerificados e destacaram, “Os Círculos contribuem para promover uma transformação cultural em direção a uma cultura de paz, pois oferecem um espaço estruturado, dedicado a promover a conexão, a compreensão, a empatia e o diálogo entre as pessoas, no caso especifico e inédito  para a comunidade cigana de Pindoretama, através dessa importante parceria Vice-Governadoria com o ICB, com isso a comunidade está  preparada  para esse novo desafio”

A Gestora da Coordenação de Mediação e Justiça Restaurativa da Vice Governadoria CE, Cristiane Holanda e Coordenadora Especial da Vice Governadoria CE, Lillian Gondim.

 Comunidade Cigana orgulhosa

De acordo com o presidente do ICB e conselheiro nacional de promoção da igualdade racial, Cigano Rogério Ribeiro, iniciativas como o curso de construção de paz e mediação são fundamentais para o fortalecimento e a afirmação da identidade cigana “Essa data vai ficar na memória de todos os ciganos de Pindoertama e do Brasil, esse curso vem de encontro com a missão e os objetivos do ICB, que é inserir nosso Povo Cigano em políticas públicas afirmativas, capacitação, cursos entre outras oportunidades , através de parceria importantes como esta que fizemos com o governo do estado do  Ceará, junto a Vice-Governadoria” destacou.

Pai e filha

José dos Santos, conhecido como Raimundo, 62, e Joana Silva Santos, a Real, 28, são pai e filha. Ambos ciganos, viram com otimismo a parceria da ICB com a Vice-Governadoria. Segundo ele, a perspectiva de ver a filha e os netos estudando e conhecendo seus direitos é animadora. “É uma benção. Na época, eu não estudei porque vivíamos vagando pelo mundo, o preconceito era grande, a gente se escondia, dizia que não era cigano com medo de retenção, sofremos muita injustiça”, lamenta.

A filha conta que passou por situação semelhante anos depois. “Na escola, sofri preconceito. E tinham as viagens, sempre estávamos em algum canto diferente. Ter algo adaptado e pensado para a gente vai ajudar muito, não vai ter o bullying de ‘olha a ciganinha’. Temos uma cultura diferente que é vista como de outro mundo. Apontam, falam entre si, deixa a gente receosa até para falar sobre isso”, conta Real.

A Cigana Telma, está entre os alunos que participaram do curso. Segundo ela, vai colocar em prática tudo o que aprendeu. “O que importa é o respeito entre as pessoas. Esse certificado é muito importante para nós ciganos” afirmou a cigana

A Cigana Gabriela era só alegria, “Vou levar para a minha vida o que eu aprendi no curso” disse.

Eterno cigano Cicero

O ex-chefe da comunidade, o Cigano Cicero não está nesse plano conosco, ele fez o curso e a família recebeu o certificado. Outra que não está conosco a moradora Diana, também foi encaminhado o certificado para a família.

Como aconteceu

O Instituto Cigano do Brasil-ICB e a Vice-Governadoria do estado do Ceará fecham parceria após reunião na tarde de quinta-feira (31/10/2019), através da coordenação de mediação, justiça restaurativa e cultura de paz, com o objetivo de implementar as ações voltadas para o desenvolvimento de uma cultura de paz para as Comunidades Ciganas.

Quando:

02 e 03 de dezembro/2019 – Justiça Restaurativa e Cultura de Paz(20h)

29 e 30 de janeiro/2020 – Mediação de Conflitos (20h)

Onde: Comunidade Cigana de Pindoretama

Vagas: 25 (vinte e cinco) alunos Ciganos

Carga-horária: 40 horas/aula + 10 horas-aula como atividade complementar (opcional)

Objetivo

Formar Ciganos de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz para atuar na prevenção e na transformação de conflitos

Natureza da Formação

Imersão Vivencial, com ênfase para os aspectos teóricos e práticos dos Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz.

Autor/Fotos: Ascom/ICB