ICB faz parceria e Comunidade Cigana de Pindoretama participa de curso de avicultura básica

234

O curso é gratuito, tem uma duração de 32h no período de 29 de junho a 2 de julho.

O Instituto Cigano do Brasil-ICB/Núcleo Pindoretama, através de parceria com Sindicato Rural de Cascavel, está acontecendo desde terça-feira (29/06) indo até sexta-feira (02/07) mais uma qualificação e geração de renda através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE) para famílias Ciganas e a comunidade, que participam do curso de avicultura.

Avicultura

Comercialização do produto, galinhas e ovos, diretamente ao consumidor, inclusive através das feiras, também pela oportunidade de iniciar uma produção com baixo custo no investimento, com a possibilidade de aproveitar materiais para reuso na confecção de equipamentos e infraestrutura de produção.

O instrutor, Raimundo Alves de Andrade e os alunos foram recebidos pela coordenação do ICB/ Núcleo Pindoretama, através do Vereador Cigano Nego Bom, “Muito importante a parceria do ICB com o Senar, dando oportunidade para nós Ciganos e a comunidade, em aumentar os conhecimentos sobre a criação de galinha caipira, e melhoria” disse o parlamentar Cigano.

 

 

O aluno Cigano Cauê está participando do curso e destacou “Para nós Ciganos todos os tipos de cursos é muito importante, aqui estamos juntos neste curso calon e juron, parabéns para o ICB que sempre vem trazendo conhecimento para a nossa comunidade Cigana de Pindoretama” destacou o Cigano Cauê.

De acordo com o Instrutor, Raimundo Alves de Andrade, “O conteúdo do curso de Avicultura Básica está o manejo reprodutivo, a escolha do local para construção do galinheiro, vacinas, combate a verminoses, manejo alimentar e manejo sanitário” informou o instrutor que parabenizou o ICB pela parceria e os cursos que vem solicitando para as comunidades Ciganas.

O presidente do ICB, cigano Rogério Ribeiro, destacou que o ICB vem articulando várias parcerias para a formação e capacitação dos nossos Povos Ciganos. “A criação de galinhas além de constituir uma fonte de alimento saboroso e de alta qualidade, também gera um produto de fácil comercialização, devido à grande procura pelos apreciadores dessa ave em qualquer época do ano. Esse fato influencia positivamente na manutenção alimentar e geração de renda” destacou.

Autor: Ascom ICB/Fotos: Raimundo Andrade