ICB e SENAR levam curso de processamento de frutas para comunidade Cigana dos Trilhos da Catuana e Mãe Maria

269

Em comemoração ao dia nacional dos Ciganos, conforme o decreto 10.841/2006, o Instituto Cigano do Brasil-ICB, preparou uma semana nacional de atividades entre os dias 24 a 29 de maio.

Entre os dias 26 e 29, a comunidade Cigana dos Trilhos da Catuana e Comunidade Mãe Maria, receberam um curso de processamento de frutas. Por meio da parceria do ICB e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato Rural de Caucaia, com apoio do converto Mãe Maria, local do curso.

O curso de processamento de frutas foi ministrado pela instrutora Elaine Silva, sem custos para os participantes, “No curso foram abordadas diversas técnicas de como processar os alimentos e dicas de como conservá-los para serem utilizados o ano inteiro” disse Elaine.

Uma das alunas a cigana Mariana da comunidade dos Trilhos agradeceu e destacou a importância do curso para todas que teve o privilégio de participar. , “Esse curso foi muito importante, ficamos todas gratas por concluirmos” pontuou a calin.

A irmã Consolato “Agradeceu o ICB por ter pela segunda vez leva cursos para a comunidade Mãe Maria, a instrutora Elaine e ao SENAR  pela a oportunidade que tivemos em fazer o curso aqui no converto para a comunidade foi muito proveitoso, agora sabemos de todas as técnicas e maneira correta e as demais coisas que aprendemos” destacou a irmã.

De acordo com o presidente do ICB e membro consultivo da comissão da Igualdade Racial da OAB/CE, cigano Rogério Ribeiro,  essa socialização, essa integração trazem pra cada participante uma paz e aprendizado, “O ICB em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará e Sindicato Rural de Cascavel e Caucaia, vêm promovendo cursos gratuitos neste primeiro momento para as comunidades ciganas de Caucaia, Cascavel e Pindoretama” lembrou o presidente.

Aprendizado

As participantes aprenderam a fazer compotas e frutas cristalizadas, com técnicas de embalagem, lacre é rotulagem, técnicas de produção aprendendo a fazer fazendo.

Curso de processamento de frutas, no beneficiamento das frutas e possível se ter produtos de qualidade, como geleias, doce cremoso, doces, cristalizadas, compotas.

As alunas degustação das receitas produzidas por elas, que puderam levar os produtos preparados para suas casas.

Autor/Fotos: Ascom/ICB