A prefeita Teresa Surita anunciou durante a I Marcha Azul Marinho de Roraima, realizada no plenário da Câmara de Vereadores na tarde dessa segunda-feira (16), que a partir de janeiro a Guarda Municipal receberá 15 veículos equipados para reforçar a segurança na cidade.
Foram adquiridos nove carros tipo logan sedan e cinco amaroks. Quando a prefeita Teresa assumiu a Prefeitura, a frota era composta apenas por um pálio, um logan e quatro motocicletas. Os transportes mais novos são de 2004, adquiridos na segunda gestão da atual prefeita.
“Conforme uma pesquisa realizada pelo Ibope em Boa Vista, um dos principais anseios da população é ver a Guarda nas ruas, auxiliando a Polícia Militar a proteger a população. Estamos trabalhando para dar todas as condições necessárias para que estes profissionais possam atuar da melhor forma possível”, afirmou a prefeita, acrescentando que desde que assumiu pagou progressões e promoções atrasadas, adquiriu armamento e está atuando para que o Canil volte a funcionar.
O vereador Guarda Alexandre elogiou os avanços conquistados pela Guarda neste primeiro ano de mantado. Segundo ele, a atual gestão não tem medido esforços para valorizar estes profissionais e dar melhores condições de trabalho a eles. “A prefeita Teresa tem sido uma grande parceira da Guarda, pois entende o papel da categoria voltado à segurança”, explicou.
Seminário
O I Seminário de Segurança Pública Municipal de Boa Vista, cujo tema é “Violência requer prevenção, guarda municipais já!”, iniciou na manhã desta segunda e termina nesta terça-feira (17). Durante a manhã de hoje, foi realizada a I Marcha Azul Marinho e nesta tarde ocorreu a audiência pública “Violência requer prevenção, guarda municipais já!”. Amanhã, haverá as palestras “A Guarda Civil Municipal de Boa Vista” e “Parceria entre Guarda e Polícia Militar”, ambas realizadas na Câmara.
Ocorreu a palestra com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB/RR), Jorge Fraxe, discussões sobre o Estatuto do Desarmamento com o promotor de justiça do Ministério Público estadual (MP/RR). Fraxe destacou que a Guarda Civil Municipal está inserida no artigo nº 144 da Constituição Federal, e por Lei faz parte da segurança pública. “A Guarda Civil Municipal pode fazer o patrulhamento e pela legalidade pode executar prisões com base no artigo nº301 do Código de Processo Penal”, esclareceu.
O secretário de Justiça e Cidadania coronel Waney Vieira destacou a importância da parceria entre a secretaria e Guarda Civil Municipal. “A Guarda Civil Municipal faz parte da segurança da cidade Boa Vista. É importante frisar que a Guarda também fez o curso de intervenção tática”, observou.
O presidente da Casa Léo Rodrigues elogiou a iniciativa da classe e do vereador guarda Alexandre. “ Sabemos que o tema Segurança Pública é algo que envolve diversas discussões, tais como maior investimento por parte do poder público, para que as forças policiais possam atuar com mais eficiência e com respostas mais rápida a sociedade”, destacou
A prefeita Teresa Surita ressaltou que eventos como esse precisam ser realizados no município de Boa Vista. “Estamos estruturando a Guarda Civil Municipal, retornando com o canil. Entregamos armas não letais, mas futuramente pretendemos armar a nossa guarda, e realizar o curso específico para os guardas”, frisou.
Secom: PMBV