Neste dia tão importante quero aqui parabenizar a todos os profissionais da área de assistência social, que tem o dom de auxiliar sempre, seja onde, quando, quem e como for necessário. Deixo aqui a minha homenagem a todos vocês….(veja mensagem)
Na oportunidade desejo abraçar todas as famílias de Roraima pela passagem do dia Internacional da Família. Desde1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.
Neste dia tão oportuno, convocamos todas as pessoas, cujos corações estão abertos para a defesa da família, a comemorarem os nossos valores comuns, reforçando o espírito de militância familiar.
Valorize o que você tem de mais especial
“Sua Família”!
Feliz dia do assistente social!
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável – em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta “mãozinha” do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.
Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
No setor público, que emprega a maioria desses profissionais – 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.
Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A ideia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Ascom: Dep. Ivo Som/foto: Yan Renato