27.3 C
Fortaleza
terça-feira - 07 julho 2026
Início CIDADE GOVERNO DE VÁRZEA ALEGRE BENEFICIA MAIS DE 30 AGRICULTORES FAMILIARES COM COMPRA...

GOVERNO DE VÁRZEA ALEGRE BENEFICIA MAIS DE 30 AGRICULTORES FAMILIARES COM COMPRA DA MERENDA ESCOLAR

A Prefeitura de Várzea Alegre, via Secretaria Municipal de Educação, na Escola Dr. Dário Batista Moreno, celebrou parceria com 35 trabalhadores da agricultura familiar para compra da produção deles para a merenda escolar do município.

O Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por resolução, estabelece que gestores municipais e estaduais devem direcionar, no mínimo, 30% dos recursos financeiros para aquisição da merenda com alimentos provenientes da agricultura familiar.

Antônio Fernandes destacou nesta manhã de quinta-feira, 21 de maio de 2021, que houve chamada pública, avaliação e os agricultores que tiveram cadastros aprovados estão habilitados a vender a sua produção para a merenda escolar.

O Secretário enfatizou que com a assinatura dos contratos, o Município está autorizado a comprar dos agricultores familiares. São produtos como polpas de frutas, bolos, macaxeira, entre outros.

Ele disse que para a primeira compra, deve ser investido algo em torno de R$ 100 mil e que esse dinheiro é importante para os trabalhadores e para a economia da cidade.

A estimativa é de um investimento total em 2021 com a agricultura familiar de cerca de R$ 450.610,00.

Ele explicou que a entrega dos produtos deve ser feita mensalmente e que, durante o período de pandemia, não havendo aulas presenciais nas escolas do município, as entregas serão feitas por kits.

Acompanharam a assinatura dos contratos Matias Alves da – Secretaria de Desenvolvimento Agrário; Evilásio José – gerente local da Ematerce, Luiza Sousa – do CAE – Conselho de Alimentação Escolar.

Autor:  Da redação com ascom Foto: Divulgação