Famílias deixam área pacificamente depois de cinco anos

707

“O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal não nos farão de bobos” disse Ferraz.

Após cinco anos, 52 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima-MTST/RR, que ocupavam uma área, denominada Acampamento Augusto Mariano, na Avenida João Alencar, conhecida como (BR 174), deixaram o local pacificamente. Das 52 famílias que estão deixando o local 60% são indígenas da comunidade Raposa do Sol.

Pela força de um mandado de reintegração de posse em favor do senhor Dori, as 52 famílias estão deixando o local, na manhã desta sexta feira (07/06), a previsão é que ate às 22h todos os barracos estejam retirados.  O oficial de justiça, Airton Araujo, está desde cedo no local. “A reintegração de posse da área, esta acontecendo dentro da normalidade” disse Araujo.

A reintegração de posse, está tendo acompanhamento, do representante do conselho estadual das cidades e do advogado do MTST/RR, para que tudo aconteça sem truculência e pacificamente.

Após muita polêmica famílias vão para uma área particular

 A coordenação do MTST/RR, alerta. “não vamos nos acomodar em uma área que não é nossa, esperamos que o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal não nos façam de bobo e cumpram com o prometido”

Acordos:

 Governo: Com relação ao governo do Estado de Roraima, a CODESAIMA e o MTST/RR, vem tendo várias rodadas de negociações, o compromisso é que a CODEISAMA identifique de verdade uma área que pertença ao Governo, para a construção definitiva das casas, para as 52 famílias.

Prefeitura: A prefeitura municipal de Boa Vista, no início desta semana, fez um cadastro das famílias, inclusive divulgou através de sua assessoria que a prefeitura iria remanejar essas famílias para o Pérola e o bairro Cruviana, o que não aconteceu até o momento.

Destino das famílias:

A empresaria Francinete Amaro, cedeu provisoriamente uma área na HC 13, bairro Hélio Campos, pelo prazo de seis meses.

Neste período o Governo do Estado de Roraima GER, se comprometeu com o MTST/RR, em construir as casas para as 52 famílias.

Mudança:

Devido à chuva que caiu na manhã desta sexta-feira, os caminhões estão tendo dificuldade no desembarque da mudança das famílias, no local duas tendas foram instaladas e uma retro-escavadeira faz a limpeza do terreno.

 

Ascom/MTST/RR/Fotos: Yan Renato.