27.3 C
Fortaleza
terça-feira - 07 julho 2026
Início CIDADE Fake ameaça vereadora Cida Albuquerque de morte

Fake ameaça vereadora Cida Albuquerque de morte

Criar um fake ou perfil falso nas redes sociais baseado em pessoa real com intuito de ofender ou caluniar terceiros é considerado crime.

ver cida fakeA vereadora Cida Albuquerque (PCdoB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Iguatu-CMI, na sessão ordinária desta quinta-feira (17/09) para denuncia que esta sendo ameaçada por um perfil-Fake do Facebook. Na oportunidade a parlamentar mostrou copia do BO nº 479-5348/2015.

Segundo a vereadora, a página falsa foi impressa e será entregue na delegacia de policia, onde a vítima pede providência para localizar e identificar o autor e que o mesmo responda pelos crimes conforme a Lei. “Não vou deixar de apoiar as pessoas que precisam, não vão me intimidar, essas ameaças me deram mais forças para eu lutar a favor do povo que tanto precisa e necessita”.

12047790_1185479201469081_957600929_nVeja a mensagem

Uma das mensagens postadas pelo perfil fake o “Sd Valente Firmino” escreve o seguinte texto para a vereadora Cida “tirando proveito dos favelados e incentivando invasões de terra… cuidado que uma bala de chumbo na testa pesa mais que uma bala de borracha, vagabunda!”

O que é Fake?

Mas hoje, vamos falar dos Fakes, então, você sabe o que é Fake? Fake, que quer dizer “falso” em inglês é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário.
Ao contrário do que pensa muita gente, a internet não é mundo livre de regras jurídicas, onde as pessoas possam fazer o que desejem, sem enfrentar as consequências de seus atos.

fake falso
Fake “Sd Valente Firmino” que ameaçou a Vereadora Cida Albuquerque

Crime Cibernético

Os resultados dos ataques de terceiros gerados por criadores de perfis falsos na internet que buscam o anonimato tecnológico para caluniar, difamar e injuriar serão punidos nos termos previstos no Código Penal no artigo 307 sendo passível de indenização de danos morais.

Artigo 307- “Atribuir a si ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outros. Pena: detenção, de 03 meses a 01 ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.”

Autor/ Fotos: Rogério Ribeiro