“Estou orgulhosa e fiquei muito entusiasmada, com o bom resultado da escola é o esforço de todos” diz Erika Amorim.

2134

  Erika Amorim deixou a escola satisfeita e confiante de que os projetos e os esforços dos professores e dos alunos é realmente uma alternativa de combate à violência e a exclusão social. “

Como forma de reconhecer e valorizar o trabalho que tem sido desenvolvido nessa unidade de ensino da rede municipal de Caucaia, a primeira-dama e secretária de Governo Erika Amorim, visitou a Escola Referência no Estado do Ceará, Francisca Alves do Amaral-(EEIEF) nessa quarta-feira (21/6), no bairro Nova Metrópole.

Durante toda a visita, o diretor da escola, professor José Sales, recepcionou a primeira-dama e deu informações sobre o método de trabalho usado, projetos desenvolvidos, com destaque para o incentivo à participação dos alunos. O suplente de vereador Miguel do Táxi (SD) esteve acompanhando a visita, ele vem colaborando com a limpeza do terreno.

Alunos preparando os canteiros.

Horta

O terreno tem uma horta e trabalha com o reúso de água que consiste no reaproveitamento de determinada água que foi insumo ao desenvolvimento de uma atividade humana

 As dependências

Erika Amorim conheceu as dependências da escola e falou para os alunos de sua alegria e orgulho “Estou orgulhosa e fiquei muito entusiasmada, com o bom resultado da escola é o esforço de todos. Acreditem nos seus sonhos e no potencial de vocês, nos rostos de vocês vejo o sucesso. Se dediquem porque se vocês acreditarem ninguém segura” disse a primeira-dama, que acrescentou “Quando há compromisso com a educação, os resultados aparecem”, declarou Erika.

Para José Sales “O bom resultado da escola é o esforço de todos nós. Vamos trabalhar firme para que nossos alunos tenham cada vez mais oportunidades, possam crescer com a melhoria da aprendizagem e desenvolver suas habilidades”, pontua o diretor.

Medalhas

Diretor José Sales, Aluna Ana Jessica, Erika Amorim e o aluno Carlos Antonio.

A estudante Ana Jessica, 12 anos, participou dos jogos estudantis categoria judô em João Pessoa/PB foi agraciada com a medalha de prata e o aluno Carlos Antônio Martins, 13 anos, participou da olimpíada de matemática. A outra medalha que vai fazer cinco sorrisos desembarcarem em Kuala Lumpur. Davi, Bruna, Isadora, Lucas e Andrea sairão do bairro Nova Metrópole rumo à capital malaia, na Ásia, dentro de menos de dois meses.

Pedidos

Na oportunidade o diretor pediu apoio à primeira-dama e secretária de Governo Erika Amorim, a implantação do laboratório de informática moderno, limpeza do terreno para ampliação da horta, instrutores e pequenas reformas na estrutura.

Escola atraente

A escola atende 1.248 estudantes em três turnos. Onde alunos podem optar por atividades como informática, dança, judô, caratê, futebol, vôlei, futsal, basquete, capoeira e música, além de uma série de oficinas. Toda grade curricular é definida para ser ofertada nos idiomas português e inglês, de forma gradativa, até 60% e 40% respectivamente, para alunos do 6º ao 9º ano ensino fundamental.

Formação plena

A escola tem como foco a formação plena de seus alunos, através da educação transformadora e sustenta seu trabalho educativo em quatro fundamentos: o pensamento crítico, a colaboração, a cultura e a cidadania. A gestão Implementou um modelo que se tornou sinônimo de referência para todo o município e o  país.

Pausa para a merenda

Erika Amorim aproveitou a visita para experimenta à merenda escolar, ela reforçou ainda a importância de oferecer alimentos saudáveis aos estudantes. A aprovação, principalmente em termos de sabor, foi satisfatória, de acordo com a primeira-dama.

 Evasão zero

Escola comemora conquistas importantes com dedicação dos alunos, corpo docente e apoio dos familiares.

Para combater a evasão o diretor José Sales montou um plano de ação com foco em planejamento e gestão participativa e deu certo, a evasão praticamente é zero. “O conteúdo das avaliações externas foi estudado e passou a ser cobrado em sala de aula. Todos vestem a camisa da escola porque acreditam nela” definiu Sales.

 

A rede municipal

A rede municipal de ensino de Caucaia tem 139 escolas e 47 anexos, um total de 57.832 alunos. Uma das maiores do Ceará. Contudo, ainda sofre com os efeitos de anos de abandono de administrações passadas, especialmente no tocante à educação infantil, cujo índice de desenvolvimento é um dos três piores do estado.

A olimpíada na Ásia

É uma competição entre estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Existe para estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do aprendizado desta ciência. Acontece desde 2012 com a participação anual de mais de 2.000 estudantes de diversos países.

Cinco alunos da Escola Francisca Alves da Silva- (EEIEF) vão integrar a comitiva brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática. Eles são os únicos estudantes do grupo representantes uma unidade municipal de ensino.

Serviço

Olimpíada Internacional de Matemática na Ásia.

Quando: 2 a 6 de agosto.

Onde: em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro