Espírito Santo recebe ajuda da Força Nacional do SUS

568

espirito santoQuase duas toneladas de medicamentos e insumos serão enviadas

O Ministério da Saúde vai encaminhar para o Espírito Santo cerca de 2 toneladas de medicamentos e insumos que devem chegar ao estado na noite desta segunda-feira (23). Além disso, o ministério, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), enviou, no domingo (22), profissionais para atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada pelas chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Os integrantes da FN-SUS estão em fase de busca de informações, análise da rede de saúde e verificação da necessidade de apoio à assistência.

O estado foi atingido por fortes chuvas que já deixaram cerca de 40 mil pessoas desabrigadas e provocaram a morte de seis pessoas. Os medicamentos encaminhados compõem 10 kits com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês cada um. O kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).

“O Ministério da Saúde coloca à disposição de estados e municípios em situação de emergência, a Força Nacional do SUS. Estamos preparados para agir em diferentes situações com equipes treinadas e de prontidão, materiais de emergência, logística e veículos para socorrer as mais variadas situações em todo o Brasil”, afirma o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Atualmente, o Ministério da Saúde conta com 42 equipes de respostas a desastres – formada por médicos, enfermeiros e auxiliares – em escala por semana epidemiológica para atuar em situações de emergência. A ação da FN-SUS pode ser solicitada tanto pelo gestor local quanto pelo governo federal por meio do Ministério da Integração.

Força Nacional do SUS

Criada em novembro de 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico, a FN-SUS atuou em 19 missões, sendo (6) seis de desastres naturais, (04) quatro relacionados à assistência, (08) oito de apoio à gestão local nas diversas situações e (01) de tragédia.

Ainda em 2013, houve a missão exploratória na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, após a enchente, com envio de técnicos da FN-SUS e distribuição de kits desastres contendo insumos estratégicos e medicamentos, descartáveis e hipoclorito de sódio para descontaminação e tratamento da água.