Escola municipal de Caucaia é a única do Ceará classificada para etapa nacional de Torneio de Robótica

211

Os estudantes da EEIEF Tiradentes, escola municipal de Caucaia, chegam nesta terça-feira (27), em Brasília, como a única escola pública do Ceará na disputa nacional do Torneio Sesi de Robótica, FIRST LEGO League Challenge. Na etapa estadual, que aconteceu em dezembro de 2023, em Juazeiro do Norte, a equipe Caustorms ganhou os prêmios de Equipe Vencedora do Design do Robô e Técnico Destaque. Na mesma competição, outra equipe caucaiense teve destaque. Os estudantes da EEIEF Danilo Dalmo alcançaram o 2º lugar no prêmio Projeto de Inovação.

O protótipo “Oficina de Palavras”, garantiu a vaga na etapa nacional dos estudantes da escola Tiradentes. Nele, o usuário responde um questionário e, com base nas respostas, a máquina indica um livro. Paulo Ricardo, estudantes do 9º ano e integrante da equipe Caustorms, está com grandes expectativas para a próxima etapa da competição: “A gente lutou muito, suou muito pra conseguir e conseguimos. Mesmo nos esforçando muito, foi uma surpresa. Demorou pra cair a ficha. A expectativa tá a mil pra melhorar ainda mais o projeto para etapa nacional, porque a gente quer ir representar Caucaia no mundial nos Estados Unidos”, disse.

“Tanto na etapa estadual quanto nesta nacional, a Secretaria de Educação (SME) está custeando a alimentação, a hospedagem e as passagens dos estudantes participantes. Para nós, é um motivo de orgulho e a prova de que não há limites quando o aluno se abre ao conhecimento”, disse Rafael Soares, Diretor do Núcleo de Ações Estratégias (NAE) da SME. Viajaram cinco estudantes da equipe Caustorm, a diretora da Escola, e dois técnicos da SME.

A competição nacional começa nesta quarta-feira (28) de fevereiro e segue até domingo (2), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A programação reúne dois eventos: o Seminário Internacional SESI de educação e a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. Competem mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.

Saiba mais

Os estudantes da rede municipal de Caucaia contam com o Projeto Fábrica de Robô, que possibilita o acesso ao conhecimento baseado em tecnologias, voltado à formação cidadã e para o mundo do trabalho, em parceria com o SESI. O objetivo das aulas é estimular o processo de aprendizagem, com foco em habilidades nas áreas do ensino da Matemática e das Ciências, por meio das tecnologias que conectam o mundo presente ao futuro dos estudantes do município. O programa acontecerá uma vez por semana e de forma permanente em 7 escolas municipais, atendendo cerca de 200 estudantes. Para 2024, a intenção da SME é chegar a mais 17 escolas do município, o que representa mais 700 estudantes.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgaçao