Na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, em Várzea Alegre, na quadra do Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, aconteceu a entrega dos certificados aos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), o Capitão Joseliano – secretário de Relações Públicas do 12º Batalhão da Polícia Militar de Iguatu, e o Capitão Lindenberg Alencar do 10º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Alegre. Também prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores e diretores escolares.
O Proerd é uma iniciativa que visa educar e prevenir o uso de drogas e a violência entre os jovens. Em seu discurso, o prefeito Zé Helder destacou a importância do programa para a comunidade e ressaltou os benefícios de iniciativas como essa para a formação de jovens conscientes e responsáveis. “Investir na educação e na prevenção é investir no futuro da nossa cidade. O Proerd é um exemplo de como podemos juntos construir um ambiente mais seguro e saudável para todos”, afirmou o prefeito.
A Secretária de Educação de Várzea Alegre, Angela Bernardino, explicou a execução do programa nas escolas do município e destacou seus benefícios. “Estamos hoje aqui em mais uma ação da educação, que é a certificação dos nossos alunos que estão sendo graduados pelo Proerd. É um programa implantado aqui no nosso município com o acompanhamento da Polícia Militar através dos instrutores Eduardo e Renato, atendendo a 300 alunos da nossa rede municipal, contemplando as escolas Maria Anésia, Doutor Dário Batista Moreno, Ormicinda Siebra e Figueiredo Correia. Isso muito nos alegra, é um momento de união entre pais, educadores e o comando da segurança na construção de uma cidadania harmoniosa e na luta contra a violência e as drogas”, declarou a secretária.
O Capitão Lindenberg Alencar falou da emoção de conseguir implantar novamente no município o Proerd. “Esse é um momento importante para a cidade de Várzea Alegre. Há tempos queríamos trazer o projeto de volta. Conversamos com a administração, com a secretária e o prefeito, que foram sensíveis à nossa causa. Já tivemos o Proerd aqui em outras oportunidades, e agora foi resgatado com o que há de melhor, trazendo dois dos melhores instrutores da região, Eduardo e Duarte. Estamos formando quatro turmas de quatro escolas, conscientizando e ensinando os jovens a dizer não às drogas. Isso aqui é o que funciona, trabalhar com os jovens desde cedo, conscientizando para que no futuro não tenham problemas com drogas. O jovem é o nosso futuro, e estou muito feliz com essa iniciativa de Várzea Alegre, uma cidade privilegiada por ter o Proerd”, concluiu emocionado o capitão.
A cerimônia de entrega dos certificados simboliza um passo significativo na luta contra as drogas e a violência, promovendo a formação de jovens preparados para construir um futuro melhor para Várzea Alegre.
Autor: Da redação com Marcos Filho/Foto: Tiago Silva