Em Iguatu: 1ª Eleição Unificada para Conselho Tutelar começa com tranquilidade

606

Pela primeira vez os Conselheiros Tutelares serão eleitos em uma única data, através de voto popular, onde qualquer cidadão maior de 16 anos, com Título de Eleitor, poderá votar.

Às 08h00 deste domingo (04) iniciou a eleição para o Conselho Tutelar de Iguatu, assim como das demais cidades de todo o país, para o mandato 2016/2019. 45% de eleitores devem comparecer para a votação.

Os locais de votação tem a junção de sessões, exemplo a seção 11, localizada na escola municipal, Nossa Senhora Perpétuo Socorro que contemplar 16 seções eleitorais. De caráter nacional e com a participação dos 5.946 conselhos tutelares,

DSCN3266A equipe do RRinterativo, esteve no local da votação, a tranquilidade era visível, de acordo com o coordenador da sessão 11, Aurício Batista Romão, que qualificou como normalidade significativa, “ Até o presente momento 50 eleitores votaram, em clima de tranquilidade” disse Romão.

Uma das dúvidas que fosse detectada neste processo eleitoral, foi com relação à Biometria que nesta eleição unificada não foi atualizada, com isso os eleitores continua votando nas seções de origens, para a mesária Marinete Medeiros, houve uma divulgação mais ampla.

Eleitores vão às urnas

idoso okMesmo com foto facultativo, eleitor faz a diferença.
Voto é opcional para quem tem menos de 18 anos ou mais de 70 anos, o aposentado, Leopoldo da Silva, 76 anos, “Tenho muito prazer em votar e meu candidato é uma pessoa que conheço, ele vai trabalhar”, explicou que acrescentou, “Deus nos deu o privilégio de chegar até a terceira idade, então porque não votar?”.

A psicóloga Renata Célia, também esteve na seção para registrou a normalidade da eleição. “Sempre faço com prazer o meu papel de eleitora, e incentivo meus filhos nesse processo de eleição consciente, meu filhos sempre me acompanhou desde pequeno.” declarou.

Principais mudanças

* As eleições de Conselheiros Tutelares acontecem no mesmo dias em todo o território nacional; (antes, cada município tinha sua data de eleição)

*Todos os cidadãos (que tenha titulo de eleitor) estão aptos a votar, contudo o voto é facultativo; (antes, somente entidades votavam)

*cada eleitor poderá votar somente em um candidato. (antes, votava em cinco).
*ATENÇÃO: será proibida neste espaço a divulgação de informações referentes a algum candidato especifico.

 

Unificação

Com a unificação o mandato dos conselheiros será de quatro. Cabe ao Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus tratos, trabalho infantil.

Confira a lista com os candidatos:

Cristiano Martins de Oliveira

Geralda Afonso Batista de Lima

Gisalra Alves de Lavor

Iraides Rodrigues da Costa

Jocasta Bezerra dos Santos

Josefa Maria de Jesus

Maria Eronildes da Silva

Maroni Carvalho de Oliveira Silva

Renato Jameson Ludugero de Souza

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro