Em Granjeiro, além da disputa pela prefeitura, também houve disputa para divulgação de pesquisa eleitoral.

339

O candidato da coligação Nasce um Novo Granjeiro, Dr. Fabiano (MDB), havia contratado pesquisa de intenção de voto que seria divulgada nesta quinta-feira, 12 de novembro.

No entanto, a coligação Novo Tempo de Paz e Progresso, do Candidato Chico Clementino, entrou com representação na Justiça, na 62ª Zona Eleitoral, pedindo que a pesquisa não fosse divulgada, alegando uma série de vícios tais como: Pesquisa contratada pelo próprio candidato que seria pesquisado; Empresa contrata investigada pelo MPE e PF; Empresa contratada sem endereço físico; Divulgação antecipada do resultado da pesquisa por vereador e pelo próprio candidato contratante; Ausência da assinatura do estatístico responsável pela pesquisa; Graves vícios no plano amostral; Ausência de indicação da quantidade de eleitores existente no município; Ponderação feita tendo como parâmetro o número de habitantes, e não o número de eleitores.

Decisão-TRE (1)

 

A decisão do juiz David Melo, foi pelo acatamento das argumentações e por liminar a pesquisa não teve autorização para divulgação.

A coligação do candidato Dr. Fabiano recorreu da decisão da justiça na 62ª Zona Eleitoral ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral, em Fortaleza, dando versão aos fatos alegados pelo indeferimento da divulgação.

 

No entanto, no TRE, o juiz relator, José Vidal Silva Neto, entendeu que a decisão do juiz David Melo foi acertada e manteve a proibição da divulgação da pesquisa, decidindo que passados o prazo recursal, fosse o processo arquivado.

Em Granjeiro, foi divulgada uma pesquisa eleitoral no dia 10 de novembro que aponta o candidato Chico Clementino com 51,7% das intenções de votos, seguido do candidato Dr. Fabiano com 43,7% das intenções de votos.

A pesquisa contratada pela empresa Camminus Marketing e Arquitetura foi realizada no dia 07 de novembro e entrevistou 350 eleitores com a metodologia quantitativa com entrevistas pessoais e individuais, realizadas por meio de questionários estruturados e personalizados, aplicadas a uma amostra representativa dos eleitores do município, sendo os eleitores ouvidos em seus domicílios.

Essa pesquisa foi registrada no TRE – Tribunal Regional Eleitoral com o número CE-08292/2020. O número de votos brancos e nulos é 4% e não sabem ou não responderam é 0,6%. A margem de erro da pesquisa é de 5,07% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi solicitada pelo Portal News Cariri/WMO Empreendimentos.

Autor: Da redação/foto: divulgação