Em Caucaia, exames voltam a ser realizados nos Postos de Saúde a partir desta segunda (03/8)

85

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retornou com a coleta de sangue para exames laboratoriais nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) a partir desta segunda-feira (03). O serviço estava suspenso devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A SMS disponibiliza 16 pontos de coletas, sendo 3 na Sede e 13 na Zona Rural de Caucaia, para a realização de 98 tipos de exames de sangue, como por exemplo, para diagnóstico de diabetes, hipotireoidismo, hepatites, toxoplasmose, triglicerídeos e colesterol.

“O paciente deve ser avaliado pelo médico da unidade de saúde se há necessidade de fazer os exames. Caso seja necessário, o paciente pode agendar a coleta no próprio posto de saúde”, conta o titular da pasta, Moacir Soares.

Os exames de sangue são solicitados pelo médico seguindo protocolos do Ministério da Saúde e da SMS para crianças, gestantes, hipertensos e diabéticos e com pessoas com necessidades especiais.

“O retorno da disponibilidade do serviço nos nossos Postos de Saúde é importante para os médicos e enfermeiros ter um direcionamento melhor para o tratamento em saúde para cada paciente”, completa a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) de Caucaia, Vilalba Carlos.

A SMS realiza cerca de 25 mil exames de sangue por mês em Caucaia, atendendo em média 2.500 pessoas.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom