Educação de Várzea Alegre é destaque no IGMA

313

O secretário de Educação de Várzea Alegre, Antônio Fernandes, informou na tarde desta terça-feira, 30 de novembro, que a Educação do município se destacou no IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila.

Neste indicador, de acordo com Fernandes, a nota de Várzea Alegre foi 72,80, com o município ficando na posição 930, num ranking comparativo entre os 5.568 municípios brasileiros, metodologia usada pelo IGMA.

Ainda de acordo com o secretário, quando o comparativo é feito com 1.794 cidades do Nordeste, a colocação de Várzea Alegre é a 58. Ele destacou que quando essa comparação é com os 184 municípios cearenses, a Educação de Várzea Alegre está na colocação 42.

Antônio Fernandes depurou ainda mais esse comparativo utilizando as 14 cidades de mesorregião centro sul cearense, quando Várzea Alegre é classificada na primeira colocação.

Afunilando ainda mais os comparativos, Antônio Fernandes, tomando por base as 5 cidades da microrregião, Várzea Alegre fica também em 1º lugar. “Esses números nos deixam bastante feliz e especialmente por saber que cada compromisso, que cada dedicação, que cada esforço que foi feito durante todo esse percurso em que estivemos à frente da educação foi de suma importância para que esses números evidenciassem tudo o que vem sendo feito para os nossos alunos, e de forma muito bem natural é direcionado às famílias”, disse.

Antônio Fernandes agradeceu aos profissionais que compõem a educação de Várzea Alegre. Ele pediu que eles mantenham o foco.

Antônio Fernandes anunciou na sessão da Câmara de Vereadores de 24 de novembro que está deixando o comando da Educação de Várzea Alegre. Ele disse que fica no cargo só até o fim do ano.

IGMA

A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Na metodologia das Cidades Excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal. Sua arquitetura foi desenhada para possibilitar que qualquer cidadão consulte a situação do seu município, entender as principais prioridades e a busca de cidades espelho.

O IGMA ficou entre os finalistas em duas categorias no 6º Prêmio de Gestão para Resultados, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, 2º lugar – Categoria Geral Municípios 3º lugar – Categoria Monitoramento e Avaliação Municípios.

Como funciona o IGMA

Baseada no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada. O algoritmo cruza as informações, processa os indicadores e possibilita a visualização de 3 formas.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira